3.2 // CORPO 

Você sabe o que é ‘endometriose’?

A mulher não pode se descuidar nunca com a saúde, e por muita falta de cuidado algumas doenças surgem sem a pessoa nem perceber. Você irá conhecer agora sobre a doença que mais atinge o sexo feminino.

Endometriose é uma infecção inflamatória provocada por células do endométrio que, em vez de serem expelidas, migram no sentido oposto e caem nos ovários, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar.

O endométrio é uma mucosa que reveste a parede interna do útero, sensível às alterações do ciclo menstrual, e onde o óvulo depois de fertilizado se implanta. Endometriose profunda é a forma mais grave da doença. O ginecologista Sérgio Podgaec, do Hospital Einstein comenta que os sintomas são muito fáceis de passar despercebido.

“É preciso atenção, os sintomas mais comuns são cólicas menstruais (fora da época), dor durante a relação sexual, dor para urinar e dificuldade para engravidar”, contou.

O médico conta que o diagnóstico precisa ser feito através de exames. “A suspeita vem dos sintomas que a paciente tem e o exame ginecológico pode auxiliar quando há lesões que podem ser sentidas no toque vaginal. Exames de imagem realizados por médicos especialistas são fundamentais para procurar as lesões maiores e os cistos de ovário: ultrassom transvaginal com preparo intestinal ou ressonância nuclear magnética. Ambos têm grande acurácia para detectar as lesões da endometriose, porém, importante reafirmar, devem ser feitos por radiologistas especialistas nessas área”.

Abdominal Pain

Tratamento

A endometriose é uma doença crônica que regride espontaneamente com a menopausa, em razão da queda na produção dos hormônios femininos. São tratamentos diferentes para as mulheres que querem engravidar e para as que não querem. “O tratamento pode ser feito de forma clínica ou cirúrgica. Para mulheres que não tem desejo de engravidar e tem dor pélvica, o uso de hormônios anticoncepcionais é indicado e traz bons resultados, além do uso de analgésicos e anti-inflamatórios. Já aquelas que tem vontade de engravidar e enfrentam alguma dificuldade, tratamentos voltados para esse fim podem ser eficientes, como indução de ovulação, inseminação intra-uterina ou fertilização in vitro”, afirmou Podgaec.

Recomendações

– Não imagine que a cólica menstrual é um sintoma natural na vida da mulher. Procure o ginecologista e descreva o que sente para ele orientar o tratamento;

– Faça os exames necessários para o diagnóstico da endometriose, uma doença crônica que acomete mulheres na fase reprodutiva e interfere na qualidade de vida;

– Inicie o tratamento adequado ao seu caso tão logo tenha sido feito o diagnóstico da doença;

– Saiba que a endometriose está entre as causas possíveis da dificuldade para engravidar, mas a fertilidade pode ser restabelecida com tratamento adequado.

saiba antes via instagram @amaisinfluente