5.4 // IDEIAS 

Instituto Olga Kos promove Semana de Arte Inclusiva

O Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK) vai promover, entre os dias 19 e 25 de setembro, a Semana de Arte Inclusiva. Realizado em parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, o evento terá uma programação variada, em diversos pontos de São Paulo.

Ao longo de sete dias, cerca de 800 pessoas, entre elas crianças, jovens e adultos, com e sem deficiência, poderão participar de oficinas de artes, exposições, palestras, teatro, intervenções artísticas pela cidade, além de um encontro para capacitação e troca de conhecimento.

A iniciativa tem como objetivo promover a inclusão de pessoas com deficiência por meio da prática artística, além de chamar a atenção da sociedade para esta causa tão importante. Por meio da arte,pessoas com deficiência intelectual conseguem ter uma maior sociabilidade e a ampliação das suas capacidades cognitivas, criativas e motoras. Tudo isso, por meio de atividades lúdicas e, ao mesmo tempo, educativas.

A programação começa na segunda-feira (19), com uma oficina de artes para participantes, pais e pessoas da comunidade, e termina no domingo (25), quando haverá a construção coletiva de um “varal poético inclusivo”, com desenhos, pinturas e escritas em homenagem ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência. Instituída pela Lei Federal 11.133, a data, comemorada no dia 21 de setembro, coincide com o início da primavera. Na estação em que surgem as flores, a ideia é que haja também a renovação da luta pelos direitos de quem tem algum tipo de deficiência.

destacada-1

 

saiba antes via instagram @amaisinfluente