3.0 // MANUAL3.4 // SAÚDE 

Chocolate manipulado traz os benefícios da Vitamina D para o organismo

Atualmente, mais de 50% da população mundial sofre de insuficiência ou deficiência da Vitamina D. Essa vitamina ajuda no fortalecimento dos ossos, coração, cérebro e até previne osteoporose, dentre outros benefícios.

Por isso, é importante que haja uma suplementação oral para gerar equilíbrio ao corpo. Mas é possível trocar as habituais cápsulas de reposição por chocolate com Vitamina D. “Aquela vontade de comer um docinho após o almoço pode ser saciada com o chocolate com vitamina D, que além de suplementar, ainda ajuda a manter a dieta sem exageros”, afirma a farmacêutica Luisa Saldanha, diretora da rede de farmácias de manipulação Pharmapele.

A especialista explica que o chocolate manipulado contém 70% cacau, sendo rico em polifenóis – componentes que possuem propriedades antioxidantes. “No caso, eles [polifenóis] combatem a enxurrada de radicais livres que o organismo produz todos os dias”, afirma. Esse chocolate é basicamente amargo, mas de acordo com Luisa, por ser adocicado com sucralose, o produto tem um amargor mais leve e “agrada ao paladar exigente do brasileiro”.

E em relação a impactos do chocolate à pele, Luisa Saldanha explica que esse chocolate tem baixo teor de gordura e carboidratos, que são um dos principais responsáveis pelo aparecimento de acne, por isso, há uma menor chance de gerar mudanças na pele.

Indicação e consumo diário

O chocolate com Vitamina D é indicado para todas as faixas etárias, desde crianças a idosos, inclusive diabéticos, além de intolerantes à lactose e glúten. “A formulação desse chocolate manipulado contém adoçantes naturais, não tem lactose, nem glúten, além de apresentar baixas calorias”, declara.

Para a suplementação diária, a especialista indica consultar o médico. “É possível que haja, por exemplo, numa barrinha de 4g de chocolate uma dose de até 50 mil UI [sigla para unidade de medida], que é considerada uma concentração bem elevada”, afirma. Luisa ainda destaca que o chocolate manipulado pode substituir uma sobremesa, mas atenção: ele não substitui uma refeição completa.

Onde comprar

O chocolate com Vitamina D pode ser adquirido em qualquer uma das farmácias de manipulação da rede Pharmapele. “O produto pode ser obtido sem receita, basta procurar um farmacêutico em uma de nossas lojas que ele estará apto a prescrever a dosagem indicada para cada paciente. Mas sempre recomendamos que o médico seja consultado”, comenta.

Vale ressaltar que além da vitamina D, é possível também acrescentar ao chocolate outros ativos. “Há opções como Vitamina B12, Whey Protein, Colágeno, carbonato de cálcio, 5HTP, chá verde, diversos fitoterápicos emagrecedores, entre outros. Além do chocolate, podemos também manipular esses ativos em gomas, shakes, sopas e iogurte. Todas formas deliciosas de suplementar uma dieta, sem cair na rotina”, finaliza.

Foto: Divulgação

saiba antes via instagram @amaisinfluente