3.5 // DECOR4.0 // ENTRETENIMENTO 

Comemore o Dia das Mães com uma decoração especial

O Dia das Mães é um momento especial, que deve ser celebrado com alegria junto com à família. Neste dia, uma das formas de homenagear as mães é montar uma mesa de café de café da manhã, almoço ou jantar elegante e criativa para celebrar a data.

Pensando nisso, as arquitetas Carla Kiss, Samara Barbosa, Nicolle Nogueira e Silmara Pimpão, foram convidadas pela Momentum&Design, para listar algumas dicas e opções para elaborar uma mesa especial em celebração ao Dia das Mães. Confira as proposta que selecionamos!

Toque despojado

A inspiração da arquiteta Carla Kiss para a mesa do Dia das Mães foi criar uma proposta agradável e diferenciada, que inspire as mães a inserir a arte no seu cotidiano. Para isso, a profissional montou uma mesa fora do comum, mas sem deixar de lado a sofisticação, por meio da escolha de louças e peças em cerâmica, além de arranjos naturais que traduzem um aspecto orgânico e natural ao visual da mesa.

“Prezamos por peças de designers que estão despontando atualmente no cenário nacional como Heloisa Galvão, Nicole Toldi, Yara Fukimoto, Outra Oficina, Bianca Bárbaro, além de designers locais como Estúdio Boitatá, Florista Viajante, entre outros. Tudo isso para valorizar e ressaltar o valor da mãe atual”, destaca. 

O detalhe especial presente na decoração e uma homenagem às mães foram as esculturas de coração posicionadas especialmente em cada prato, cada uma com um detalhe especial da artista plástica Yara Fukimoto.

Segundo a arquiteta, o que não pode faltar na decoração da mesa é a personalidade da mãe. Para quem deseja utilizar as louças e objetos que já tem em casa, Carla dá algumas dicas. “É possível mudar disposições cotidianas dos objetos, como colher uma flor no jardim de casa e colocar em um vaso para enfeitar a mesa, ou colocar em uso aquela toalha herdada da avó para um momento especial, mesclar as tendências, curtir o momento de criar o design da mesa e sentir o quanto isso faz bem”, recomenda.

Sofisticação garantida

A mesa organizada pela arquiteta Samara Barbosa, traz como característica a sofisticação, com o prata presente nas peças centrais, feitas à mão, e talheres com peso ideal para a ocasião.

A profissional destaca que uma mesa bem organizada faz toda a diferença. “Utilizei louça que traz o azul em destaque e tecidos, e prata na décor das peças. Os vasos presentes na mesa com plantas verdes complementaram a decoração garantindo o toque final”, comenta Samara.

Segundo a arquiteta, o carinho é essencial para montar a mesa e receber os familiares para celebrar a data. E para quem deseja utilizar as louças e peças que já tem em casa, a dica de Samara é olhar primeiro qual louça será utilizada para a ocasião. “A partir desta definição é possível organizar a decoração. Por ser uma data especial, vale separar boas peças que tem em casa, garantindo a harmonia destas e a composição”, complementa.

Alegria e tranquilidade

A inspiração da mesa montada pela arquiteta Nicolle Nogueira veio a partir do sentimento de gratidão. “Mãe significa porto seguro, tranquilidade, alegria, então a ideia foi passar isso para esse dia tão especial”, comenta. A partir desse sentimento, a profissional encontrou as cores, objetos, mobiliário e flores, que acredita transmitirem esse sentimento. “A ideia foi passar por meio da decoração uma experiência que despertasse sentimentos leves e alegres no Dia das Mães”, destaca.

As flores e vasos foram os elementos decorativos selecionados para complementar a mesa neste dia. “Vasos com hortênsias azuis e brancas. Destaque para o centro de mesa (peça assinada pela designer Regina Medeiros) e as peças assinadas pelos Irmãos Campana no buffet na lateral”, complementa.

Para a profissional, o que não pode faltar na decoração são elementos que reflitam a mãe homenageada e um detalhe especial no seu lugar. E para quem deseja aproveitar as louças que já tem em casa, a arquiteta sugere: “A dica é primeiro escolher a cor da decoração a partir dos objetos e louças que tem em casa . Se a louça é mais colorida, usar os objetos mais neutros para decorar e vice-versa. O cuidado com os pequenos detalhes é que vai fazer a diferença”, recomenda.

Toque de elegância

O Dia das Mães pede uma decoração elegante para celebrar com a família. Foi com essa inspiração que a arquiteta Silmara Pimpão montou uma mesa sofisticada, trazendo um ambiente contemporâneo contrastando com o requinte da mesa.

A cor utilizada na decoração surgiu a partir do quadro que a profissional escolheu para compor a ambientação da sala de jantar, e a partir disso selecionou a louça decorada floral em branco, bordô e cinza.

Para complementar a decoração, utilizou talheres em dourado e cristais brancos, dando um ar sofisticado e sóbrio. A arquiteta optou por vasos, uma linha de anjos em porcelana, e plantas como elementos decorativos. “O que não pode faltar em uma mesa para a data, é o amor, carinho e companheirismo entre a família. Servir uma mesa com carinho é o que vai deixar a ocasião especial, e a comida até mais saborosa”, comenta.

Fotos: Kauana Bechtloff e Juliane Gotlieb

saiba antes via instagram @amaisinfluente