8.0 // MAIS NOTÍCIAS8.3 // DENISE PRADO 

Eu uso óculos…

Quem nunca se pegou cantando “Eu uso óculos escuros, para as minhas lágrimas esconder…”

Podemos escolher como olhar a vida, se por uma ótica mais leve, mais otimista, colorida ou reclamando de tudo, vendo problema onde não existe, desbotada deixando tudo meio morno.

Eu escolho sempre levar a vida com muito otimismo, com muita alegria, e tentando sempre enxergar além do limite da minha visão. Mas enxergar bem é fundamental para que possamos ver além. E a minha necessidade, aliada a minha curiosidade, me fizeram parar hoje no consultório do Dr. Tadaaki Yamada, um oftalmologista, que além de muito bom profissional, contrariando a timidez natural dos japoneses, é bem humorado, falante, muito sorridente e descontraído.

Depois de me fazer as perguntas triviais da consulta e fazermos os exames para o meu novo grau – que me deixou bem feliz, porque só aumentou um pouquinho – acabei transformando o nosso papo na coluna de hoje, porque senti que as mulheres precisam saber como cuidarem dos seus olhos e que usar óculos pode ser muito estiloso e divertido.

Você sabia?

– que para manter a saúde ocular o ideal é todo ano fazer um exame preventivo

– que aos quarenta anos é que acontecem algumas mudanças como: dificuldade de focar as    letras pequenas de perto. E isso se dá porque o músculo já não funciona como antes. O problema é chamado de Presbiopia, ou seja, perda da acomodação, onde as pessoas que já usavam óculos começam a utilizar óculos multifocais e quem sempre teve a visão perfeita começa a usar aqueles óculos pequeninos de perto. Para quem não gosta de usar esses óculos pequenos, a opção pode ser a lente de contato.

–  que hoje em dia os cuidados com os olhos têm que ser redobrados por conta das horas que passamos em frente a aparelhos eletrônicos, e que devemos fazer pausas de uma hora e olhar distante, além de seis metros, para descansarmos os olhos.

– que normalmente nós piscamos de dez a doze vezes por minuto e quando estamos em uma atividade que temos que prestar atenção a gente acaba piscando de duas a três vezes por minuto e o olho fica muito seco. Por isso, o ideal é piscarmos bastante e usarmos um colírio para repor essa falta de lágrima.

– que para as mulheres que estão sempre maquiadas, com os olhos pintados, a dica é sempre, ao final do dia, além de usar o demaquilante, remover bem e ter cuidado para que a maquiagem não entre nos olhos, pois pode causar uma alergia e até uma inflamação ocular.

– que as mulheres a partir de quarenta anos perdem a qualidade da lágrima e o olho vai ficando muito seco. A dica é pingar colírio e piscar muito. Pode ser divertido né? Imagina a mulherada toda piscando por aí… Mas tem que cuidar, pois o ressecamento dos olhos pode causar inflamações e aí não será nada divertido. Portanto vamos piscar!

Daltonismo

Sempre tive curiosidade para saber sobre o Daltonismo, pessoas que não tem distinção entre as cores e o Dr. Tadaaki esclarece: “Na verdade, em criança ou adulto você pode perceber nas escolhas das cores das roupas, onde nada combina. Mas, existe um teste específico, chamado Teste de Ishihara. Foi um japonês que inventou e através de algumas figuras e desenhos se consegue diagnosticar com precisão quem é daltônico ou quem não é. Não existe um tratamento para o daltônico, e ele não vê a vida em preto e branco como se imagina. Na verdade, é uma confusão de cores e pode se dar em vários níveis, desde o mais leve até o mais pronunciado. As pessoas se adaptam a essas confusões de cores. O daltônico confunde o vermelho e o verde por exemplo, perde a percepção do contraste”.

Não me contive e contei pra ele que, quando estive em Tókio, observei que quase não vi pessoas usando óculos e que fiquei me perguntando se os orientais tinham menos problemas de visão, e pasmem a resposta foi surpreendente:  “Na verdade o japonês tem muito mais necessidade de usar óculos do que os ocidentais, só que eles fazem cirurgias para corrigir miopia, hipermetropia ou astigmatismo, ou usam lente de contato multifocal”.

Portanto vamos deixar de lado essa história de que usar óculos vai te deixar mais velha, ou vai esconder seus olhos, ou vai isso ou aquilo. Atualmente, óculos é um acessório maravilhoso, que veste o seu rosto e pode ser A Mais Influente opção para cada ocasião te deixando linda e elegante. Use e Abuse!

Fotos: Arquivo pessoal

saiba antes via instagram @amaisinfluente