2.0 // MODA2.1 // TENDÊNCIA 

Revista Mais Influente é a nova parceria do Projeto Moda Rio

Com a proposta de colocar novos profissionais da moda no mercado, o Projeto Moda Rio realiza sua quinta edição, no dia 27 de maio, no Rio. O projeto que já está em sua quinta edição teve rápido crescimento em pouco tempo, pois a estreia foi em novembro do ano passado. Até a quarta edição circularam mais de 200 pessoas.

A ideia do projeto é do jovem produtor de moda, de 29 anos, Wallace Safra, que além de tocar o projeto, ainda é colunista da Revista WMagazzinne, coah, sócio do ateliê By Izaquis, com 15 anos de história e um dos responsáveis pela Ouro Produções (produtora artística e de eventos) em parceria com Izaquis de Paulo. Para o projeto, Wallace conta com uma equipe de jovens profissionais como fotógrafos, maquiadores, assistentes de produção, produtores e, é claro, modelos. Os jovens participantes têm entre 14 e 65 anos, de diferentes áreas do estado do Rio.

Além de ajudar novos talentos a ingressarem a carreira, de forma acessível a todos, principalmente, jovens negros, que são cerca de 60% dos atuantes no projeto, o gestor explica que o Projeto Moda Rio tem a intenção de recolocar o Rio de Janeiro no circuito da moda nacional. Segundo Wallace, o Rio vem perdendo ótimos profissionais para outros estados, por conta da falta de mercado e investimento no setor.

“Ao decorrer do tempo fui vendo essa demanda de saída, pensei que tinha que fazer alguma coisa, um movimento onde as pessoas pudessem ter uma referência de qualificação artística, de posicionamento, expressão, passarela, conversar, dialogar com outros profissionais que já estão no mercado. Assim surgiu o Projeto Moda Rio”, contou o diretor.

A prova de que o projeto deu certo são exemplos de quem vivencia como o modelo Jhonathan Magno, de 24 anos, morador de São Gonçalo e um dos selecionados pelo projeto para a viagem a São Paulo, onde fará workshop com o coah Namie Wihby. O jovem que também trabalha como inspetor de alunos participa desde a primeira edição e ressalta que hoje sabe muito mais do que pensava em relação à moda, que a iniciativa tem sido fundamental para que seu objetivo de se tornar um modelo profissional se torne real.

“Posso afirmar que progredi demais desde a primeira edição em passadas, posicionamento e comportamento. O projeto foi onde comecei a ter um conceito atual da moda, a aprimorar minhas técnicas e tem contribuído muito para meu aprimoramento, principalmente, a postura, que antes eu não tinha e agora tenho devido a todos os ensinamentos que o Projeto Moda Rio tem desenvolvido”, destacou Jhonathan.

Na edição de janeiro foi trabalhada a campanha audiovisual “The Current” (o atual), com fotos e vídeo de quatro modelos do projeto. O evento foi composto por palestras sobre carreira, consultoria de imagem e estilo, além de troca de experiências, aulas de passarela e ensaios fotográficos, onde os jovens tiraram dúvidas, puderam conhecer um pouco mais sobre o mundo da moda, seus conceitos e vertentes. Dentre as palestrantes que participaram, destacam-se a repórter do programa Vídeo Show da TV Globo, Alinne Prado e a Miss Rio de Janeiro 2016, Sabrina Amorim.

Já na última edição, no final de março, destacaram-se o modelo kadu Soares, a atriz, modelo e jornalista Lica Oliveira e o professor de teatro, Marcio Moura. Os jovens puderam tirar muitas dúvidas, conhecer a trajetória de cada um e se soltar mais na aula de expressões e movimentos corporais com Moura.

O projeto sempre procura levar autoridades do mundo da moda, pessoas que respiram este universo para passar suas experiências, além de realizar atividades como aula de passarela, ensaio fotográfico, que já foram realizados pelo fotógrafo espanhol Luis Moras (3ª edição) e Renato Júnior (4ª edição). Todos os exercícios são pensados para que os novos profissionais possam praticar o que veem aprendendo e estarem cada vez mais preparados para o mercado. Para participar basta ter entre 15 e 35 anos, gostar de moda, querer conhecer um pouco mais sobre esse mundo e fazer a inscrição pelo link.

Por dentro do projeto:

Além das edições, o gestor do Projeto Moda Rio, Wallace Safra, sempre pensa em atividades que acrescentem experiência e conhecimento para aqueles que estão começando a carreira, afinal, o projeto não pode parar! Após a edição do mês de março, haverá uma viagem a São Paulo de dois dias, no final de abril, onde 20 modelos que foram selecionados pelo diretor irão participar de workshop com um dos principais coach de passarela em nível internacional, o queridíssimo Namie Wihby, que com toda sua equipe no Namie Wihby School & Events, farão um belo trabalho, colocando estes profissionais em outros padrões de maturidade profissional.

Idealizador do projeto:

O jovem Wallace Safra é um empresário de 29 anos, que vem ao longo de sua carreira colecionando sucesso atrás de sucesso, além de demostrar sempre ser um profissional de grandes ideias no mercado carioca. Chamado carinhosamente pelos amigos de trabalho de “Máquina”, o produtor se diz dedicado a tudo que faz, para assim, tentar obter resultados em tempos curtos.

Wallace que hoje é o atual gestor e produtor do Projeto Moda Rio, projeto este que defende uma grande tese do retorno da capital da moda para o polo industrial e comercial do Rio de Janeiro. Mas, além disso, Safra é sócio de um ateliê de moda e costura, colunista de moda, gestor de uma produtora, coach de passarela, preparador e assessor de modelos e outros profissionais.

“Sou um profissional que não paro sem tentar até o fim em minhas ideias, busco agregar e trazer para o mercado, novos profissionais, possibilitando desta maneira novos padrões, oxigenação, renovação e frescor que acho mais do que necessário. Sozinho ninguém consegue nada, por este motivo, sempre busco parceiros para trabalharmos juntos!”

Onde acompanhar o Projeto Moda Rio:  

Serviço: 

  • Data: 27 de maio (sábado)
  • Horário: Início às 9h
  • Local: Studio Santo Cristo – Rio de Janeiro.

Foto: Divulgação

saiba antes via instagram @amaisinfluente