3.7 // VIAGEM4.0 // ENTRETENIMENTO 

Destinos com as melhores festas juninas para quem quer animação

Por todo o País, as festas juninas trazem muita música, quadrilhas, bandeirinhas coloridas, fogueiras, bebidas quentes e comida boa. De origem europeia, as festividades nesse período surgiram para celebrar a colheita durante o solstício de verão. Com o tempo, os festejos passaram a ser relacionados aos três santos católicos do mês: São João, Santo Antônio e São Pedro. E embora  por aqui todas as festas tenham suas semelhanças, carregam também características únicas das regiões onde acontecem. É o caso, por exemplo, do Bumba-Meu-Boi, em São Luís do Maranhão, que mistura uma boa dose de folclore aos festejos.

São João de CampinaGrande – Paraíba

Conhecida como “maior festa de São João do mundo”, a comemoração em Campina Grande, no agreste da Paraíba, dura nada menos que um mês inteiro.  Este ano, o evento acontece de 2 de junho até 2 de julho no imenso Parque do Povo, que sedia a festividade desde 1983.

Com diversas apresentações musicais, incluindo nomes como Elba Ramalho, Wesley Safadão, Simone & Simaria, César Menotti & Fabiano e muito mais, os organizadores esperam receber cerca de 2,5 milhões de visitantes nesta edição. Mas as atrações não param por aí.

A programação segue com campeonato de quadrilhas, passeios na Locomotiva do Forró – uma locomotiva temática que leva até o distrito rural de Galante, com shows de forró dentro dos vagões – e até um casamento coletivo no dia 12 de junho, dia dos namorados e véspera do dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro.

Bumba-Meu-Boi – São Luís, Maranhão

A festa do Bumba-Meu-Boi começa em 13 de junho, dia de Santo Antônio, e normalmente vai até o dia de São Marçal, em 30 de junho. Nesse período, grupos folclóricos de todo o Estado se encontram nas ruas da capital maranhense para contar a história da escrava Catirina e seu marido, que precisam ressuscitar o animal que mataram.

As apresentações acontecem ao redor de bois coloridos, num festival marcado por danças e ritmos. A festa fica completa com a gastronomia típica, que inclui delícias como torta de camarão e arroz de cuxá.

 São João de Caruaru – Pernambuco

Caruaru, no agreste pernambucano, é conhecida como a “Capital do Forró” e por lá, a animação é garantida. Este ano, a festa vai de 3 a 29 de junho e, como já é habitual, será dividida em pólos. Os principais são o Pátio de Eventos Luiz Gonzaga e o Alto do Moura.

Entre os nomes confirmados para se apresentar estão artistas como Alceu Valença, Bruno e Marrone, Bell Marques, Magníficos e muitos mais. E reforçando que as festas juninas são ótimas no quesito gastronômico, ainda tem o Festival de Comidas Gigantes, que traz ao público delícias típicas, como cozido de milho com manteiga, cuscuz, canjica e vários outros pratos em tamanhos surpreendentes.

Mossoró Cidade Junina – Rio Grande do Norte

Mossoró fica no oeste potiguar, distante três horas e meia da capital Natal. Por lá, acontece a Mossoró Cidade Junina, uma das festas juninas mais tradicionais do Nordeste. Este ano, a abertura será no dia 10 de junho com o bloco junino Pingo da Mêi Dia, que arrasta multidões pelas ruas do município.

As comemorações prosseguem no dia 15 de junho e vão até 1º de julho, com shows todos os dias na Estação das Artes. As apresentações, que incluem artistas regionais e nacionais, terão nomes como a banda Aviões, Michel Teló, Gabriel Diniz, Lagosta Bronzeada e vários outros. Outro ponto forte é a apresentação do espetáculo “Chuva de Bala”, encenado em frente à Capela de São Vicente e que conta a história dos mossoroenses que expulsaram o bando de Lampião da cidade em 1927.

Cidade Junina – Teresina, Piauí

Este ano, a festa junina em Teresina acontecerá do dia 10 até 17 de junho no Shopping Rio Potty. As atrações são várias e incluem festival de quadrilhas, parque de diversões e shows musicais, sendo que um dos principais nomes a se apresentar no evento é a banda de forró Mastruz com Leite.

Além disso, no mês de Santo Antônio, o santo casamenteiro, mais de 200 casais vão celebrar a união num casamento coletivo. A grande novidade para o público é o festival gastronômico Chef Show, que trará o melhor da culinária regional nordestina.

Fotos: Reprodução

saiba antes via instagram @amaisinfluente