5.0 // DOSSIÊ5.2 // FAMÍLIA 

Hora do banho: dicas para cuidados com o seu bebê

Quando temos um bebê em casa, sabemos que todo cuidado é pouco! As mães de primeira viagem, em especial, podem se sentir um tanto despreparadas para a função. E nesse processo, muitas dúvidas podem surgir sobre diversos assuntos, inclusive sobre a hora do banho: qual é a temperatura ideal da água, qual a melhor posição para o banho, o local ideal… Pensando nisso, separamos dicas que podem ajudar a lidar melhor com esse momento.

Confira:

Por onde começar o banho?
O ideal é que a higienização comece pelos cabelos, pois o couro cabeludo é o local onde os resíduos mais se acumulam. Se priorizar as outras partes, ao chegar à região da cabeça, a água escorrerá pelo corpo do bebê, trazendo consigo as impurezas.

Quais produtos utilizar para a higienização?
Popularmente utiliza-se os chamados “dois em um”, que possuem shampoo e condicionador na sua composição. São suaves e possuem um cheiro delicado, no entanto, os dermatologistas recomendam a utilização de sabonetes neutros de glicerina, pois evitam o risco de a criança adquirir algum tipo de alergia.

Qual a temperatura ideal da água?
Ao contrário do que se imagina, a água não precisa estar quente, mas sim, morna. O ideal é que ela esteja entre 36,8º C e 37,5º C. Essa temperatura será suficiente para que o bebê faça o controle do calor do próprio corpo.

É necessário utilizar buchas?
Não há necessidade de utilizar buchas ou esponjas em recém-nascidos, porque eles não possuem tanto contato com a sujeira. Já em crianças maiores, que brincam mais ativamente, pode-se sim fazer uso dos itens, principalmente se eles tiverem formatos e cores bem diferenciados, o que pode proporcionar um banho ainda mais divertido para a criançada.

É realmente preciso dar banho nos bebês todos os dias?
Como recém-nascidos não se sujam, pode-se pular o banho completo às vezes. No entanto, é necessário que os pais façam, no mínimo, o famoso “banho de gato” no bebê, priorizando principalmente a região dos órgãos genitais, pés, mãos e pescoço e, claro, trocando suas roupas por peças limpas. No caso das crianças maiores, o procedimento pode ser o mesmo, desde que o dia não tenha sido tão agitado.

Como fazer a higienização correta da banheira?
Após alguns banhos, é comum a banheira apresentar uma superfície de gordura. Reserve um tempo a cada semana para realizar a sua limpeza. O ideal é que se utilize sabonete ou detergente neutro e uma esponja macia. Jamais utilize álcool, isso pode fazer com que o material seja danificado.

Informações: Alô Bebê
Foto: Pixabay


Quer saber mais sobre saúde, estilo de vida, famosos e moda? Acesse www.amaisinfluente.com.br

saiba antes via instagram @amaisinfluente