3.0 // MANUAL3.3 // CABELO 

Dicas para manter seus cabelos bonitos e hidratados

Toda mulher deseja ter os cabelos brilhantes e sedosos. Mas, assim como a pele, os fios também necessitam de cuidados para se manterem saudáveis. A dermatologista Thais Pepe explica que existem diversos fatores que podem influenciar na saúde dos cabelos. “Alimentação, alterações hormonais, medicamentos, químicas, procedimentos, uso de produtos inadequados e agressões externas (sol, vento, poluição, piscina e mar). Por isso, é de extrema importância que você se atente aos hábitos com os cabelos”, ressalta.

Segundo a especialista, os cuidados já devem começar na lavagem dos cabelos, pois lavá-los de modo incorreto pode ser extremamente prejudicial, facilitando a queda, a quebra e a perda do brilho. Assim, é importante que você não exagere no uso de shampoos, pois estes podem acabar retirando mais oleosidade dos fios do que deveriam, deixando-os ressecados, quebradiços e opacos. “O ideal é que você preste atenção à composição dos shampoos e opte por produtos livres de Sulfato de Sódio, pois estes normalmente contêm menos detergentes em sua fórmula, o que ajuda a preservar os óleos naturais de seu cabelo. Você pode optar também por produtos que contenham óleos de hortelã ou eucalipto na composição, pois eles ajudam a aumentar o fluxo sanguíneo no couro cabeludo e nos folículos, impulsionando o crescimento”, recomenda.

Após o uso do shampoo, faça uso de um bom condicionador para proteger os fios contra os danos causados pelo ressecamento do shampoo e pelas agressões diárias às quais os cabelos ficam expostos. Uma vez por semana é recomendado que você utilize também uma máscara para promover uma hidratação mais profunda dos fios.

Procure investir também em uma dieta saudável e balanceada, pois as frutas, legumes e verduras possuem vitaminas e minerais que são fundamentais para a saúde dos nossos cabelos. “Além de consumir alimentos ricos em proteínas, ferro, zinco, ômegas e vitaminas A, C e E, é interessante que você considere o uso de suplementos, pois as vitaminas tornam os fios mais resistentes, dificultando a queda, estimulando o crescimento e ajudando na recuperação de danos químicos e estruturais”, destaca a especialista.

A Dra. Thais ainda recomenda que você fique atenta a alterações hormonais causadas por fatores como estresse, gestação, menopausa e até mesmo o uso de certos anticoncepcionais, pois qualquer mudança nos hormônios pode afetar a qualidade do cabelo, causando até mesmo queda. “Caso você esteja preocupada com a saúde dos seus fios, é importante que você consulte um dermatologista, pois apenas um médico qualificado poderá verificar se tem algo de errado com seu cabelo e tratar as doenças que interferem na saúde dos fios”, finaliza.

Foto: Pixabay


Quer saber mais sobre saúde, estilo de vida, famosos e moda? Acesse www.amaisinfluente.com.br

saiba antes via instagram @amaisinfluente