5.0 // DOSSIÊ5.5 // CARREIRA 

Inspire-se: Como deixar o home-office com a sua cara

Com muito mais conforto e praticidade, o home-office sempre foi um escape para o trabalho em escritório e em ambientes mais formais. Até a década passada, o trabalho em domicílio era considerado uma forma inadequada de emprego, mas essa realidade vem mudando especialmente com surgimento das novas tecnologias. Segundo pesquisa realizada em 2017 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), utilizando dados de 15 países, o percentual de funcionários que atuavam a distância variava de 2% a 40%, dependendo do país, ocupação, setor e frequência do empregado.

Apesar de analisado, o Brasil não possuía dados concretos sobre a adoção deste tipo de modalidade de contrato.

Com a Reforma Trabalhista aprovada no mesmo ano, o trabalho à distância passou a ter parâmetros mais claros que prometem facilitar a vida de empregadores e funcionários. Agora, o empregador é obrigado a reconhecer o home-office e especificar as atividades que são exercidas remotamente. A tendência é que o número de pessoas no regime home-office aumente consideravelmente nos próximos anos.

Mas, é importante reforçar que trabalhar em casa pode exigir muito mais organização que um trabalho convencional, já que, em casa, a chance de distração pode ser bem maior. Por isso, é tão importante ter um espacinho reservado apenas como local de trabalho.

Nada de trabalhar na cama, no sofá ou na mesa da cozinha, mesmo que pequeno, é essencial ter um local destinado apenas para o seu momento de trabalho. Um espaço silencioso e que tenha tudo que é preciso para que você tenha um dia produtivo e sem grandes distrações. Pensando nisso, separamos algumas imagens para ajudar você que está querendo iniciar um home office ou até mesmo alguém que já trabalhe assim.

Confira:

Este slideshow necessita de JavaScript.

A dica principal é: não ache que é necessário ter um espaço grande para fazer o seu local de trabalho. Nos apartamentos, a varanda tem sido um dos espaços mais utilizados para acolher este lugarzinho. Fim de corredores e cantos dos quartos, também. Além disso, aposte em mesas funcionais, com várias divisórias e muitos compartimentos, geralmente são mais compactas e conseguem guardar tudo o que você precisa.

Também considere escolher uma cadeira confortável. Muitas lojas são especializadas nisso e podem ter a peça perfeita para você! A cadeira ideal pode ajudar a evitar diversos problemas de postura.

Aposte em uma decoração que te deixe feliz! Escolha cores do seu agrado, itens de mesa e de papelaria que você se sinta confortável usando. Mas lembre-se: antes da beleza, vem a funcionalidade.

Fotos: Reprodução/Pinterest

saiba antes via instagram @amaisinfluente