- 8.7 // GRAÇA SULEIMAN8.0 // MAIS NOTÍCIAS 

Atitude de amor com arte

Por Graça Suleiman*

Tive o prazer de conhecer uma moça linda, por dentro e por fora: Clarice da Costa Machado Silva. Ela mora no Guarujá há 18 anos e como é uma pessoa caridosa e cheia de atitudes de amor, resolveu, no ano passado em meados de agosto, idealizar e criar uma feira de artesões na Rua Leomil esquina com a Rua México. O objetivo é muito simples: conseguir mostrar para os moradores e para os turistas, que na cidade do Guarujá, temos grandes talentos e é uma cidade amada por todos que moram nela e que a visitam.

A abertura da feira foi no ano passado, no dia 04 de novembro.

O Verão, Arte na Praça, possui várias mercadorias que encantam à todos os gostos: acessórios, bolsas, bonecas, papelaria, crochê, sabonetes, chinelos personalizados, E.V.A e outros.

Você nasceu em Guarujá? Não, nasci em Porangaba-SP, morei em São Paulo, casei e fui morar em Curitiba-PR por alguns anos, voltei para o meu estado e escolhemos morar no Guarujá.

Há quanto tempo que você mora aqui? Já faz 17 anos!

Qual é sua profissão? Fui professora,mas agora trabalho com bolos caseiros.

Conte porquê resolveu adotar a praça Mário Da Silva? Há muito tempo eu queria fazer algo pela cidade, que é a minha paixão, então apareceu um programa da prefeitura ‘Adote uma Praça’. Corri e fiz a minha inscrição. Eram duas praças que eu estava de olho, uma no bairro da Santa Rosa e outra era a Praça Mário da Silva. Escolhi a Praça Mário da Silva que era mais perto da minha casa. Minha cabeça fervia de projetos. Então, comecei a limpá-la e plantar.

Quais atividades você desenvolve? Hoje, temos feira de artesanatos, fazemos alguns eventos, e temos exposições de pintura de telas pelos artistas do Guarujá. Também comemoramos datas festivas onde a participação da população é muito importante.

Qual o objetivo de fazer uma feira de artesanato na Praça? O objetivo dessa feira é dar um espaço para os nossos artesãos guarujaenses mostrarem seus talentos. Nossa feira é 100% artesanal, outro objetivo é ter mais um local para os munícipes e turistas visitarem e apreciar os trabalhos dos nossos artesãos.

Qual conselho você daria para as pessoas, os artesãos que querem se projetar na cidade? Se você tem algum trabalho e quer mostrar para a cidade ou quer ser voluntário, é só procurar a secretaria de cultura ou mesmo a prefeitura do Guarujá no setor de planejamento. Lá, eles te orientarão! Tenho certeza que todos te receberão com muito carinho. Pois a meta do nosso prefeito Valter Summan é um Guarujá melhor. E estamos aqui para ajudá-lo, pois o nosso objetivo é o mesmo. Na nossa praça, o nosso lema é: Adote uma atitude de amor por nossa cidade. Ame-Cuide-Respeite.


*Maria da Graça Rennó de Oliveira Suleiman é blogueira e jornalista profissional diplomada pela FIAM.

saiba antes via instagram @amaisinfluente