3.0 // MANUAL3.4 // SAÚDE 

Manter seu IMC saudável pode prevenir doenças do coração; Saiba mais

O aumento de peso em adultos jovens pode causar pressão arterial mais alta e um espessamento do músculo cardíaco. Essa afirmação é de um estudo da Universidade de Bristol publicado no final de julho na revista Circulation, da American Heart Association. Além disso, essa é a primeira vez que o Índice de Massa Corporal (IMC) – que relaciona peso e estatura e é internacionalmente reconhecido – é analisado em pessoas jovens e saudáveis, mostrando que um IMC saudável desde cedo provavelmente evita doenças cardíacas posteriores.

“O estudo destacou que um IMC alto pode provocar problemas cardiovasculares até mesmo em jovens saudáveis”, destaca a angiologista Dra. Aline Lamaita. “Os pesquisadores descobriram que mesmo participantes saudáveis com um IMC mais alto, em média, tinham: pressão arterial sistólica e diastólica mais elevada; e ventrículo esquerdo (principal câmara de bombeamento do coração) aumentado”, afirma a médica. “Apesar dos dados, isso não causou espessamento das paredes dos vasos na artéria carótida ou aumento da frequência cardíaca”, completa.

A médica explica que a pesquisa ajudará a entender a importância da composição corporal e sua influência em doenças cardiovasculares. Usando uma variedade de métodos, os pesquisadores foram capazes de concluir que a variação do IMC é provavelmente ligada a diferenças na saúde cardiovascular em idade jovem. “Até então, a maioria dos estudos analisou a associação entre IMC e saúde cardiovascular em adultos. Com os resultados desta pesquisa, ganha força a ideia de que ter um nível de IMC saudável desde cedo provavelmente evitará doenças cardíacas posteriores”, afirma.

De acordo com a médica, estar acima do peso ou ser obeso causa aumento da pressão sanguínea e alterações prejudiciais na estrutura do coração, o que aumenta o risco de problemas cardíacos. “Esta pesquisa deixa claro que nunca é cedo demais para começar a pensar sobre a saúde do seu coração, pois um peso prejudicial pode prejudicar a estrutura do seu coração, mesmo no início da vida adulta”, destaca a médica. “Manter um peso saudável em qualquer fase da vida, lhe dá a melhor chance de um coração saudável e circulação na vida adulta”.

Se você está preocupada em melhorar a sua qualidade de vida, clique aqui para ler a matéria completa e conferir as dicas da médica!

saiba antes via instagram @amaisinfluente