3.0 // MANUAL3.7 // VIAGEM 

Conheça as principais atrações de Bertioga, no litoral de São Paulo

No litoral paulista, Bertioga surpreende com belas praias, variedade de passeios e grande extensão preservada de Mata Atlântica. Com a vantagem de estar a apenas 80 km da cidade de São Paulo, a Estância Balneária de Bertioga tem como moldura a bela Serra do Mar, com suas elevações cobertas pela Mata Atlântica. Já o litoral exibe trechos de manguezal e restinga. Aliás, mais de 90% do território de Bertioga é área de preservação permanente, com rios cristalinos e uma biodiversidade sem igual.

O potencial turístico do destino é tão grande que a cidade tem recebido o apoio da Secretaria de Turismo do estado de São Paulo, através da Secretária Adjunta Bianca Colepicolo, que esteve em Bertioga para uma visita em setembro. A ideia é ajudar a desenvolver ainda mais e a impulsionar o turismo na cidade em segmentos diversos, como náutico, de pesca, ecológico, entre outros. Confira algumas das principais atrações de Bertioga:

Canal de Bertioga
As águas calmas do Canal de Bertioga são pontuadas por inúmeros barcos de pesca coloridos – a pesca não só é fonte de renda para a cidade, mas também uma grande atração turística. Na orla do Canal, há um boulevard com restaurantes, sorveterias e lojas. Ali também se encontra o Forte São João, que data de 1532 e foi a primeira fortaleza do Brasil.

Do píer partem passeios de escuna pela costa da cidade, como o da Escuna Gênesis (escunagenesis.com.br), com seu divertido tema de navio pirata. Outra opção para conhecer o Canal é o Barco Escola, que recebe excursões de estudantes e grupos privados em um passeio focado em educação ambiental.

Praias
Com 33 km de praias, Bertioga é perfeita para um banho de mar. Entre as mais conhecidas estão a da Enseada e a de São Lourenço, com as luxuosas casas de veraneio da Riviera. Já o Cantão do Indaiá tem águas bem calmas, como se fosse uma grande piscina natural.

Vale ir um pouco mais além, até a Praia de Itaguaré, onde o rio homônimo deságua no mar e bancos de areia aparecem na maré baixa. Por ali, junto à estrada, estão alguns dos melhores restaurantes de Bertioga, como o Bill Ostras, cujas especialidades são peixes e frutos do mar fresquinhos.

Aldeia indígena
Já na divisa de Bertioga com São Sebastião, na Praia de Boracéia, estão as Terras Indígenas do Rio Silveira, onde vivem cerca de 500 índios guaranis. A aldeia mantém viva sua cultura, com danças, músicas, culinária e artesanato típico.


Quer saber mais sobre esse e outros destinos? Clique aqui para conferir!

saiba antes via instagram @amaisinfluente