3.0 // MANUAL3.6 // GASTRONOMIA 

Receita: Sopa de Cação

Mesmo com o fim do inverno, o tempo frio ainda persiste e os pratos quentes ganham força justamente por aquecerem o corpo e ajudarem a combater esse clima. Pensando nesse cenário, trouxemos uma receita de sopa tipicamente portuguesa capaz de agradar toda a família por sua originalidade e sabores únicos.

Assinada pela chef Rita Campos Simão, do restaurante Café Alentejo, localizado na região do Alentejo, em Portugal, a sopa de cação é bastante popular na região de origem por sua combinação de sabores, com destaque às especiarias locais que dão um toque especial ao prato, aferindo uma explosão de sabores.

Confira:

Ingredientes para 4 pessoas
Azeite – 4 colheres de sopa

2 dentes de alho picados

1 folha de louro

1 molho de coentros

1 litro de água

4 colheres de sopa de farinha de trigo

sal e pimenta a gosto

vinagre a gosto

4 postas de cação

Fatias finas de pão

Modo de preparo
Em um tacho ou panela grande, adicione azeite, alhos, louro e coentros picados a refogar. Depois de refogado, coloque a água gradativamente e espere que o caldo ferva, sempre mexendo.

Na sequencia, coloque o peixe para cozer neste caldo por 5 minutos. Após este período, retire o posta de peixe e reserve. Volte o caldo para fervura e quando estiver em alta temperatura, adicione aos poucos a farinha, mexendo cuidadosamente em alta temperatura durante 5 minutos para engrossar o caldo.

Assim a sopa atingir o ponto desejado, adicione os temperos, o vinagre e, por fim a posta de cação e deixe esfriar um pouco antes de servir.

Foto: Divulgação
Foto Destaque: Pixabay
Informações: Vinhos do Alentejo

saiba antes via instagram @amaisinfluente