2.0 // MODA2.1 // TENDÊNCIA 

Minimalismo: a tendência que está conquistando as passarelas

Uma das vertentes mais importantes da moda atual é o estilo minimalista. Além de ser super trendy, mas também por ter um aspecto sustentável que se coloca em dia com a ideia do consumo consciente.Os looks são simples, sem muitos detalhes, e as estampas têm potencial para durarem mais tempo no guarda-roupa. Por serem versáteis, as peças com características minimalistas tem uma aparência totalmente nova dependendo dos acessórios e, por isso, continuam sendo uma tendência com o passar das estações, podendo ser aplicada também no beachwear.

Marcas com o minimalismo no DNA: No São Paulo Fashion Week N46 foram muitas as marcas que apostaram na tendência. A Osklen e a Beira trouxeram essa questão para as passarelas, tanto em relação à fabricação das peças quanto ao seu estilo. O minimalismo está no DNA dessas marcas. A Cotton Project foi outra que apostou em looks de modelagens simples, e ainda assim, super fashion. A carioca Helena Pontes, que estreou suas criações no Projeto Estufa, levou para a passarela uma moda calma, limpa, com poucos detalhes e formas precisas, porém chiquérrima. Focada em tecidos como o linho, camisaria e numa cartela de cores mais neutra.

O conceito não é totalmente novo: Na temporada atual, são muitos os indícios de que o minimalismo está em alta não só como estilo de vida, mas como forma de se vestir. As formas limpas, peças sem muitos detalhes, looks lisos e modelagens bem construídas conseguem render produções que vão durar muito mais de uma temporada.

Como atualizar seus looks minimalistas: Algumas dicas são fundamentais para que o consumo seja mais consciente. Uma delas, é apostar em itens de boa qualidade. Ter menos roupas, mas que vão durar mais, é um dos segredos não só para manter um guarda-roupa sustentável, mas também para ser mais elegante, já que assim você consegue reforçar um estilo próprio usando itens carregados de história, e não peças descartáveis a cada nova temporada. Outro truque que faz o guarda-roupa parecer renovado é o uso e abuso de acessórios. Mais baratos e duráveis, eles fazem qualquer produção mudar totalmente de cara sem a necessidade de novos investimentos com frequência.

Vem conferir as inspirações direto das passarelas do último SPFW:

Fotos: Divulgação

Este slideshow necessita de JavaScript.

saiba antes via instagram @amaisinfluente