1.0 // FAMOSOS2.0 // MODA 

Catherine Deneuve leiloa sua histórica coleção de Yves Saint Laurent

foto: reprodução

A atriz francesa Catherine Deneuve irá se desfazer do seu enorme acervo de criações do estilista francês, Yves Saint Laurent.

Em torno de 130 peças serão leiloadas na Christie’s, em Paris, no dia 24 de janeiro (quinta-feira). Além disso, vão a leilão também 170 lotes de prêt-à-porter da grife YSL Rive Gauche que poderão ser arrematados online entre os dias 23 e 3o de janeiro.

A atriz não tem mais onde guardar as roupas, já que vendeu sua casa na Normandia, onde ficava toda sua coleção.

“Hoje me separei de minha casa da Normandia, onde guardava tudo que Yves Saint Laurent desenhou especialmente pra mim, com muita tristeza. São criações de um homem de enorme talento, que queria apenas deixar as mulheres mais bonitas.”, disse Catherine Deneuve, ao anunciar o leilão.

Diversos clássicos estão entre os modelos leiloados, como por exemplo um vestido dourado usado por Deneuve no tapete vermelho do Oscar.  A expectativa é arrecadar entre 2 mil e 3 mil euros, mas a artista não revelou o destino do dinheiro arrecadado.

 

Catherine e Saint Laurent, la plus belle histoire d’amourfoto: reprodução

“Ma plus belle histoire d’amour, c’est vous” (minha história de amor mais bela, é você), foram as palavras que Catherine cantou para Saint Laurent, em 2002, no último desfile que marcava os 40 anos de carreira do estilista.

Mas essa história de amor começou bem antes. Com 22 anos a atriz procurava alguém para fazer seu vestido que usaria no encontro com a Rainha. Já era uma celebridade renomada, mas seu grande momento veio junto com Yves. Depois de seguir um conselho de seu marido, a estrela resolveu dar uma chance ao grande estilista e foi ao encontro daquele que se tornaria seu melhor amigo. Com uma foto do modelo de vestido que queria na mão, Catherine e Yves se encontraram pela primeira vez e começaram ali uma amizade que marcou a história.

Franceses inseparáveis, ele não só a vestia no dia a dia como também fez diversas peças para ela usar nas telas e eventos do cinema. Desde as roupas usadas no filme clássico A Bela da Tarde, até o icônico vestido de pérolas bordadas da coleção primavera-verão de 1969, usado por Deneuve na noite em que conheceu o mestre do suspense, Alfred Hitchcock.

Yves Saint Laurent foi um dos estilistas mais influentes do século 20, uma das mentes da moda mais brilhantes, e revolucionou seu mercado. Foi ele quem popularizou o smoking para mulheres, ou “Le Smoking”! Porém sem Catherine, eles não teriam alcançado o mesmo patamar.

Juntos por 40 anos, eram companheiros de negócios, criações, confidentes, revolucionários… Mas acima de tudo, eram almas gêmeas.

 

saiba antes via instagram @amaisinfluente