4.0 // ENTRETENIMENTO4.1 // ARTE & CULTURA 

Dia do quadrinho nacional: Personagens femininas do Mauricio de Souza

Hoje (30 de janeiro) é o Dia do Quadrinho Nacional. onde os fãs celebram os “comics” feitos aqui, no Brasil.

Por mais que os leitores consumam bastante os trabalhos dos estrangeiros – principalmente depois das ondas de filmes de Super-Heróis e a ideia de que ser nerd é legal – o nosso país é repleto de trabalhos nativos, desde de o século XIX!

Um dos principais quadrinistas daqui é com certeza Mauricio de Souza! Criador da Turma da Mônica, o artista conquistou o Brasil e uma parte do mundo com suas histórias bem elaboradas e personagens cativantes.

Então por que não juntar o dia com a arte e relembrar algumas de suas personagens na Turma da Mônica? Mas aqui o espaço será só das mulheres, para provar que esse meio considerado masculino, também é cheio de leitoras femininas!

 

MÔNICA 

Mônica foi desenhada baseada na filha do Mauricio. A personagem de quadrinho brasileiro mais famosa, odeia quando a chamam de dentuça, gorducha e baixinha. Com seu jeito bravo, mandão e determinado, a protagonista virou a queridinha do Brasil! 

MAGALI 

Também inspirada na filha de Souza, Magali é faminta e está toda hora atrás de comida! Mesmo comendo sem parar ela consegue continuar magrinha, o que espanta muita gente. Sua personalidade doce e meiga consegue acalmar sua melhor amiga Mônica. 

 

ROSINHA

Conhecida como namorada do Chico Bento, a Rosinha é uma menina doce e encantadora disposta a ajudar Chico nas suas confusões. 

 

MARINA

Outra personagem inspirada na filha do Mauricio de Souza, Marina é uma artista que ama pintar. Com seu lápis mágico ela consegue fazer tudo o que desenha se tornar real! 

 

CASCUDA

Maria Cascuda, mais conhecida como Cascuda, é a namorada do Cascão! El também foge do banho mas não tanto quanto seu amado! 

 

DENISE

Denise começou como uma personagem secundária e aos poucos foi se tornando parte oficial da Turma. É ambiciosa, antenada e as vezes resolve dar pitaco da vida dos outros, mas não deixa de ser querida.

 

TINA

A blogueirinha antes de existir blogueiras. Tina é uma estudante de jornalismo, determinada, simpática, estilosa e bem certinha (o que acaba tirando seus amigos do sério). Ela é uma das personagens mais queridas, tendo até suas próprias histórias em quadrinhos! 

 

PIPA

Pipa é a melhor amiga de Tina. Estudante de moda, ela tem um jeito esquentadinho, mas está sempre disposta a ajudar sua “best”. Ela namora o Zecão, adora comer, e tem uma super autoconfiança, um exemplo de body positivity

 

MILENA

Milena é uma personagem nova lançada em 2018, mas já ficou bem conhecida! É a primeira garota negra da Turma. Ama os animais, tem a autoestima elevada e é super amiga de Mônica, Magali e Marina. 

 

DORINHA 

Dorinha também é mais nova nos quadrinhos. Garota cega, não deixa isso a abalar. Com seus sentidos apurados, ela é bem extrovertida e super antenada com tudo a sua volta. Até na moda, Dorinha adora se arrumar e está sempre chique e moderna, enquanto segura em uma mão a sua bengala e na outra a coleira de seu doce cão guia, Radar. 

 

TATI 

Tati é uma menina com Síndrome de Down que possui as características físicas associadas a síndrome. É uma garota inteligente que ama brincar. Tem um alto astral e uma imaginação fértil que a ajuda encontrar saídas práticas. Chama seus amiguinhos de “fofos” e está sempre querendo vê-los felizes. 

 

ANINHA

Aninha, no quadrinho original é namorada do Titi. É ciumenta e tímida, mas é bem simpática, meiga e paqueradora! 

 

saiba antes via instagram @amaisinfluente