3.0 // MANUAL3.4 // SAÚDE 

Passo a passo para controlar a oleosidade da pele no calor

 

O verão pode ser ótimo para fazer exercícios, ir a piscina e a praia e passear. Porém nossa pele não é a melhor amiga desse tempo… Com Sol, além dos problemas de pele que sua exposição pode causar, a pele fica mais com uma oleosidade difícil de controlar.

Segundo o dermatologista, Dr. Jardis Volpe, esse excesso de brilho pode gerar mais acne. “O calor estimula as glândulas sebáceas e, como estamos em um país tropical, temos esse reflexo em grande parte da população. Além disso, muitas vezes o uso de produtos que secam demais a pele provocam um efeito rebote, ou seja, a oleosidade e até a acne podem voltar pior”, explica o doutor.

Mas não se desespere! Existe uma forma de conseguir cuidar da sua pele e controlar sua oleosidade nesse calor. Separamos um passo a passo de como ficar mais hidratada e menos suada nessa estação:

 

Limpeza

A limpeza profunda é um fator muito importante. Para conseguir alcançar até os poros é necessário passar sabonetes que tenham algum ácido, como o glicólico, pois esses elementos ajudam a esfoliar melhor a pele e a tirar a oleosidade. É bom lembrar que uma limpeza como essa só pode ser feita duas vezes ao dia para não tirar a barreira protetora da pele!

 

Esfoliação

Para esfoliar é preciso ter muito cuidado, pois da mesma forma que limpar muito tira a proteção do rosto, esfoliar também! Por isso esse passo só pode ser feito duas vezes por semana e é preferível que seja feito com produtos naturais como seda de arroz.

 

Tonificação

Depois que você limpar e esfoliar seu rosto, aplique o tônico com leve batidinhas. Alem da sensação refrescante, O tônico ajuda a regular o pH, promovendo limpeza profunda dos poros, com isso colaborando para que os outros cosméticos possam penetrar na pele e fazer seu papel.

 

Hidratação

Para controlar a oleosidade é bom ter equilíbrio. A pele oleosa é pobre em água, então hidratá-la é importantíssimo. Só procurar algum produto oil-free ou séruns que estimulam a hidratação natural.

 

Proteção

 Protetor solar deve ser usado todos os dias! As luzes artificiais podem queimar mais que o sol, ou seja, mesmo que você não saia de casa, deve se proteger. Nessa época, é bom procurar algum produto que seja específico para peles com acne e toque seco, pois neles existem ativos que controlam a oleosidade. O fator deve ser maior que 30 e reaplicado a cada duas horas.

 

Dicas para cuidar das espinhas

Se a sua pele é oleosa e vez ou outra aparece uma espinha, você pode usar gelo para ajudar a desinchar. Depois é só aplicar um creme com ácido salicílico ou peróxido de benzoíla para secar a temida. Agora se você estiver com espinhas inflamadas, pode pular o gelo e passar direto o gel secativo!

foto: pinterest

Não se esqueça de sempre procurar um dermatologista para tirar suas dúvidas e te ajudar a ter uma pele saudável.

 

saiba antes via instagram @amaisinfluente