1.1 // EXCLUSIVO1.4 // FESTAS 

Chef francês assume cardápio da Liars Olinda 2019

Nascido em Angers, no noroeste da França, o chef Frédéric Monnier apaixonou-se pelo mundo da gastronomia dentro de um negócio familiar iniciado por seu avô e herdado por seu pai. Ali mesmo, iniciou as suas atividades em um mundo recheado de sabores.

Em 2001, conheceu o Brasil e tomou uma decisão – deixar a França para trás. Em nossas terras, viajou e apaixonou-se. Em seu retorno para cá, tornou-se chefe executivo do tradicional e badalado restaurante carioca Garcia&Rodrigues, onde permaneceu por 4 anos. Até então, só era o começo.

Sonhador, Frédéric tornou-se Chef de seu próprio restaurante, em 2005. Em uma antiga casa no centro do Rio de Janeiro, abriu um espaço aconchegante e sofisticado: a Brasserie Rosário. Hoje dedica-se aos grandes eventos na capital fluminense.

Frédéric Monnier ama compartilhar a sua experiência gastronômica com os profissionais e pessoas apaixonadas pelo mundo da gastronomia. Participa do Rio Gastronomia; é chef embaixador do Senac desde 2011; tem um projeto em parceria com a Aliança Francesa dentro da instituição de Botafogo. Também foi o idealizador do projeto “Alimentando Cidadãos do Futuro” dentro do Lycée francês Molière, conduzido pelo SEBRAE, que entrou como parceiro da agricultura orgânica familiar de produtores do estado do Rio.

O chef será responsável pelo cardápio da Liars Olinda 2019, um grande evento de carnaval da cidade histórica pernambucana. Frédéric conversou sobre o assunto com a nossa revista. Confira:

O que mais lhe chama a atenção na culinária brasileira?
A variedade de produtos que podem resultar em receitas diferentes e a cultura gastronômica de todo o País. O Brasil é muito rico em experiências e possibilidades.

 

O que é a Rio Gastronomia?
É o maior evento de gastronomia do Rio de Janeiro.
Reúne todos os melhores chefs, maîtres, barmans, sommeliers e emprendedores da gastronomia do Brasil. Conta, inclusive, com chefs estrangeiros.

 

Fale um pouco sobre o seu ‘espaço bistrot’ em parceria com a Aliança Francesa.

Tenho um projeto com a Aliança Francesa para um bistrot escola. É uma mistura de curso de culinária, informações sobre nutrição, curso de sommelier e maître.

 

Brasserie Rosário. Qual o tipo de cozinha é seguida por lá?
Tem uma orientação eclética – a mistura do clássico francês e pratos francos-brasileiros.

 

Como será comandar uma das partes principais na casa Liars 2019 de Olinda, que é a alimentação. Qual será o seu diferencial?

É um desafio. Esta experiência me motivou a desenvolver pratos novos com um toque de alegria, a cara do carnaval de Olinda. O diferencial será o cuidado das associações dos ingredientes para conquistar o público, com refinamento na preparação e um toque frânces.

 

Nesse tipo de evento a alimentação é super importante. Tem alguma orientação, alimentar, para quem irá curtir todos os dias de forma intensa o carnaval?
É preciso alimentar-se com equilíbrio, frequência, degustar o que está comendo…
Variar os alimentos, ingerir bastante carboidratos cedo e à noite, dar preferência aos alimentos mais leves. Também é necessário preocupar-se com a hidratação.

 

Quais os alimentos dão mais energia para os foliões?
Destaco o caldinho de lentilha com bacon. É uma boa opção.

 

Para quem estiver na casa Liars 2019, quais serão os pratos diferenciados que os convidados poderão apreciar?

Moelleux de bœufs com batata sautés ao alecrim

Cupim braseado com purée de batata doce e farofa de açafrão

Peixe gralhado com bearnaise de moqueca

Penne ao camarõess com molho pesto e castanha de caju

Petiscos com inspiração francesa

Croque monsieur

Barriga de porco caramelisada

saiba antes via instagram @amaisinfluente