3.4 // SAÚDE 

O outono chega nesta quarta e exige novos cuidados para a pele

Por Isabel Franson

O Outono chegou oficialmente às 13h15 desta quarta-feira (20) nos países do Hemisfério Sul.

Mesmo com as irregularidades das estações no Brasil, características marcantes dessa época do ano são a diminuição das chuvas (o que torna o ar mais seco) e a diminuição, de início amena, das temperaturas.

Além do guarda-roupa, a pele também exige atenção diferenciada, explica a especialista em Dermatologia Fabiana Addario.

A médica também lembra que essa é uma época fundamental para consultar um dermatologista. “O ideal, seriam duas vezes ao ano: início do Outono e início da Primavera, para adequar os tratamentos ao clima que vamos enfrentar”.

Fabiana Addario orienta sobre cuidados com a pele no Outono

Foto: Divulgação

Confira outras dicas da especialista

O que acontece com a pele nessa época do ano?

Como as temperaturas mais amenas e secas, a estação passa a ficar mais agradável para quem tem a pele oleosa, por exemplo, que não sofre tanto quanto vinha sofrendo no Verão. Já para quem tem a pele seca, o incômodo começa a se manifestar.

Como fica a manutenção?

No Outono já podemos entrar com tratamentos mais pesados, como ácidos, enquanto no Verão ficávamos mais restritos a Vitamina C e opções mais naturais. Agora, já dá para fazer procedimentos na linha do peeling e laser.

E o protetor solar?

Não muda. Continua sendo necessária uma boa aplicação pela manhã, antes de sair de casa e, mais tarde, é fundamental reaplicar.

É importante se hidratar?

Sempre. Muito! A não ser para pacientes que tem restrição hídrica ou algo do tipo. Mas, se não for o caso, muita água! Cremes para a pele também são ótimos, claro, mas a hidratação sempre começa de dentro para fora.

O banho pode ser com água quente?

Como as temperaturas caem um pouquinho, o pessoal já quer aumentar o chuveiro. O recomendado é tentar ficar numa temperatura morna, sem exagero.

Também devemos tomar cuidado com o sabonete, focando mais, claro, nas áreas de maior odor, como axilas e genitálias. Braços e pernas não precisam de tanta esfregação, porque a pele acaba desgastando.

Algum conselho especificamente para peles mais maduras?

Bastante foco na hidratação, por dentro e por fora. Beber muita água e proteger a pele com hidratantes caprichados, dos que chamamos de dermocosméticos.

Também devem investir massivamente nos bloqueadores solar de fator alto, principalmente para proteger de câncer de pele.

Fonte: Fabiana Addario

CRM 88259 | RQE 61543

saiba antes via instagram @amaisinfluente