5.0 // DOSSIÊCarnaval 

Pinah é a Mulher do Dia

Pinah, a grande Rainha do Beija Flor. A Cinderela negra que encantou até o príncipe Charles, da Inglaterra! Até quem não gosta de carnaval, deve conhecer a negra que conquistou o Brasil com seu cabelo raspado, sorriso enorme e beleza única.

 

Contadora e modelo nas horas vagas, Maria da Penha Ferreira Ayoub era Rainha da Beija Flor nos anos 70. Já dominava as passarelas, mas seu grande destaque veio em 1978.

O princípe Charles, ainda solteiro, veio ao Brasil para curtir o carnaval e se apaixonou por Pinah. Em um dos registros mais famosos da história do carnaval, os dois trocaram passos de samba juntos, como se fossem grande amigos. As imagens rodaram o mundo. Todos se referiam a Musa como a Cinderela negra.

 

 

Segundo a passista, o herdeiro do trono que começou a dançar com ela e a sambista pensou que estava sambando com o segurança do príncipe, o que só tornou o registro mais engraçado marcante.

 

Um dos ícones das Avenidas brasileiras, a Rainha da Beija Flor ainda trabalha com a escola, mas na parte administrativa. Sua importância para a festa é tão grande que em 1983 ela foi homenageada pela azul e branco de Nilópolis. “A grande constelação de estrelas negras. Pinah êêêê, a Cinderela negra que ao príncipe encantou no Carnaval com seu esplendor”, dizia uma parte da música.

 

Mesmo mais discreta atualmente (ela tem uma loja de artigos de carnaval com seu marido, em São Paulo), Pinah será para sempre lembrada como a Cinderela negra, Rainha do carnaval brasileiro!

 

saiba antes via instagram @amaisinfluente