Vitória 

Confira regras para uso de bikes e patinetes compartilhados

Com a moda bombástica dos patinetes e bikes compartilhados, a Prefeitura de Vitória (ES) resolveu organizar as coisas, publicando as informações no Diário Oficial da cidade desta quarta-feira (3). Ah! E já está valendo.

Segundo as regras, é necessário ser maior de 16 anos para conduzir um destes veículos por conta própria na capital capixaba.

Patinetes devem trafegar nas calçadas com velocidade de até 6 km/h. Nas ciclovias e ciclofaixas, a velocidade máxima é de 20 km/h, como determina o Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Também podem transitar nas Ruas de Lazer, aos domingos e feriados.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória

Denúncias
Em caso de irregularidades, os moradores podem denunciar as infrações diretamente com as empresas prestadoras do serviço, além do 156 e do aplicativo Vitória Online.

Além disso, as empresas responsáveis têm até 60 dias para instalar sinalização de trânsito e cobrar os usuários para a adequação.

O secretário de Desenvolvimento da Cidade, Márcio Passos, explica que patinetes e bicicletas sem estações devem ser disponibilizados em locais que não prejudiquem a livre circulação de pedestres.

Acidentes
As reparações por eventuais danos, de qualquer natureza, aos usuários, terceiros ou até mesmo ao município serão custeadas pelas empresas, que deverão contratar seguro. Será obrigatório informar ao usuário, de forma clara, no momento da contratação dos serviços, o valor e as coberturas estipuladas na apólice contratada.

saiba antes via instagram @amaisinfluente