3.0 // MANUAL3.5 // DECOR 

Decoração minimalista: como mobiliar e decorar com pouco

O minimalismo surgiu por volta da década de 60 como uma série de movimentos artísticos, culturais e científicos, os quais se preocuparam em utilizar somente elementos fundamentais como base de expressão. Esse estilo cresceu e atingiu diversas áreas, até se tornar um estilo de vida e chegar também aos lares, influenciando tanto a arquitetura e a decoração quanto o modo de organizar das pessoas que optam pelo “menos é mais”.

A organização é essencial para um espaço minimalista. Cada objeto em seu local de origem, sem excessos na decoração, são alguns dos cuidados que trazem equilíbrio ao ambiente. Para aplicar o minimalismo através da organização, avalie seus pertences e mantenha apenas o que é realmente necessário.

Dicas:

Selecione: mantenha no ambiente apenas aquilo que é funcional e que traz o sentimento de bem-estar. O que não se enquadrar nesta categoria deve ser descartado. Uma dica é abrir mão daqueles objetos que ficam à vista, mas que não possuem função prática.

Limpe: faça uma limpeza total. Limpe os móveis, troque a pintura, retire o mobiliário sem função essencial, elimine os excessos do ambiente.

Planeje: ao reconhecer o ambiente e o novo volume de itens, eleja um espaço para cada coisa, priorizando a funcionalidade, a fluidez e as medidas adequadas. Use e abuse de produtos que otimizam o espaço, aproveitando ao todo o espaço interno da mobília, já que no minimalismo prevalecem as superfícies sem muitos objetos, com um estilo mais “clean”.

Organize: cada coisa terá seu lugar específico. Preferencialmente alocadas dentro de cada móvel para acessar com facilidade, porém sem necessariamente fazer as vezes de objeto de decoração.
Decore: cada objeto que ficou deve ser elevado àquele patamar de grande bem-estar e funcionalidade. Por isso, mesmo que seu quarto tenha apenas uma cama e um espelho, eles deverão brilhar, transmitir relaxamento, tranquilidade e personalidade.
Confira as inspirações!

saiba antes via instagram @amaisinfluente