3.4 // SAÚDE 

Tosse seca: cebola pode diminuir os efeitos da doença respiratória em crianças?

Resfriado, bronquiolite, crise de asma, sinusite, rinite são as doenças mais comuns nesta época do ano. Quem tem filho pequeno, sofre aos ver as crianças apresentando problemas respiratórios. 

Segundo a médica pediatra, Mirian Valente, o clima seco pode provocar uma diminuição das secreções provocando o ressecamento das mucosas da boca, do nariz e dos olhos causando sintomas de ardência além de provocar o agravamento de doenças respiratórias e desencadear processos alérgicos.

“A tosse é um sintoma bem comum dessas doenças, por isso recomendamos o aumento da ingestão de líquidos e a lavagem nasal com soro fisiológico, além de evitar ambientes fechados e aglomerados”, explica.

Receita da vovó

Algumas famílias recorrem às receitas caseiras. Já ouviu falar em colocar cebola ao lado da cama da criança com tosse? Fizemos a pergunta a especialista. “A cebola é considerada um “descongestionante” natural e pode “limpar” o ambiente. Mas não existe nenhuma comprovação científica. É uma prática caseira e popular”, comenta.

O bom mesmo é neste período deixar a casa limpa, passando um pano úmido no chão, nos móveis para evitar o acúmulo de poeiras, sugere a médica. E na hora de dormir, quem não tem o aparelho umidificador pode improvisar. “Vale colocar balde de água (longe do alcance da criança) para melhorar a umidade do ar”, orienta Mirian Valente. “Outra dica é evitar atividades ao ar livre entre 10 e 16 horas quando o tempo está mais quente e o ar mais seco”, complementa.

“A lavagem das mãos e o uso do álcool gel diminuem bastante a transmissão das doenças e não podem ser esquecidos”, alerta a médica.

saiba antes via instagram @amaisinfluente