4.1 // ARTE & CULTURA 

Confira 5 dicas de livros para desenvolver a sua Inteligência Emocional

A inteligência emocional é importante no processo de autoconhecimento e também para compreender as outras pessoas. Ao desenvolvê-la, você passa a lidar melhor com suas próprias emoções e com as situações cotidianas.

Para ajudar você a ter mais Inteligência Emocional e ter um pouco mais de sucesso na carreira, Fabiano Castro, especialista em educação na Minds Idiomas, lista 5 obras que pode lhe inspirar a ter coragem de mudar a sua vida pessoal e profissional

1) A Coragem de Ser Imperfeito (Brene Brown)

Na fase digital em que nas Redes Sociais a maioria dos posts são relacionados à perfeição da rotina, ter coragem para ser imperfeito é revolucionário. Brené Brown mostra que para sermos mais inteiros devemos reconhecer as nossas limitações e ensina como lidarmos melhor com elas. Conferindo, dessa forma, autenticidade a esse indivíduo. Algo tão buscado nos processos criativos das empresas.

2) Pense como um Freak (Stephen Dubner e Steven Levitt)

Essa obra vale a leitura porque ensina a como fazermos os questionamentos de forma assertiva. Você já reparou o tempo que às vezes “perdemos” em reuniões? Isso acontece muitas vezes porque queremos respostas, mas não conseguimos expor as nossas dúvidas da melhor maneira. A mesma coisa acontece quando queremos mudar de carreira percebemos o efeito de não estarmos satisfeitos no trabalho atual, mas não formulamos as perguntas de como mudar essa situação. Tendo foco nas perguntas e conseguindo envolver as pessoas neste conteúdo fará com que você tenha resultados para os seus questionamentos. E é isso que os autores instigam neste livro.

3) Como chegar ao sim com você mesmo? (William Ury)

Você já deve ter tido situações na vida social e profissional que teve que convencer pessoas. Seja para angariar um aumento, conseguir uma nova colocação, e\ou propor um pedido de casamento. O que poucas pessoas sabem é que antes de usar da oratória é preciso convencer a si mesmo daquela decisão. Ou seja, analisar os pontos fortes e fracos do argumento, perceber se você mesmo concorda com a decisão que tomou e aí sim expor para os outros. Convencer a si não é uma tarefa fácil porque exige “olhar para dentro”. Willian Ury, especialista em negociação, mostra as dificuldades em se negociar e aponta caminhos neste livro que podem lhe ajudar nesses momentos.

4) Foco (Daniel Goleman)

Na era digital em que somos expostos a muitas distrações no dia a dia ter foco em qualquer atividade exige persistência e objetivos claros. Procrastinar no trabalho se tornou algo mais fácil com a internet e atividades rotineiras que precisam da nossa atenção ficam de lado. Isso prejudica a nossa avaliação de desempenho como profissionais e também o nosso lado emocional. Nesta obra, Goleman aponta algumas diretrizes para conseguirmos ter foco no dia a dia.

5) Inteligência Emocional (Daniel Goleman)

Esse clássico, também do autor Daniel Goleman, não poderia estar de fora da lista. Isso porque precisamos da inteligência emocional dentro e fora das nossas carreiras. Conseguir o equilíbrio entre razão e emoção é algo inerente a todos os seres humanos. Goleman nos ajuda a reconhecer os nossos limites e a criar relações melhores.

saiba antes via instagram @amaisinfluente