3.3 // CABELO 

Dicas para fazer as mechas durarem mais tempo

Manter a cor viva no cabelo não é uma tarefa fácil para a maioria das mulheres. A rotina corrida faz com que os cuidados com os fios sejam uma das últimas coisas a ser considerada na lista de afazeres do dia a dia. Porém, a tonalidade sofre com isso, então é sempre bom tentar separar um momento para cuidar de si.  

O hairstylist e colorista Bruno Oliver, à frente do Oliver Salon, diz que tudo começa no salão. “O tipo de técnica que o profissional utiliza interfere muito na durabilidade das mechas. O especialista que utiliza a técnica mais “tradicional”, com a touca de silicone, deve ficar mais atento ao informar à cliente que ela terá de voltar ao salão no máximo 5 meses depois do processo. A técnica da raiz esfumada não necessita de manutenções frequentes, por conta do efeito sombreado”, diz Bruno. 

Para o hairstylist, é muito importante que a cliente tenha uma relação de confiança com o profissional, a fim de sanar todas as dúvidas e ter avaliações prévias. “Costumo deixar minhas clientes bem à vontade para retirarem todas as dúvidas. Muitas chegam ao salão com receio do procedimento, mas logo explico como se dá o processo. É muito importante também que a cliente venha ao salão antes de fazer os procedimentos para realizar um teste de mechas. Esse teste faz com que o profissional conheça o cabelo e veja qual técnica se adequa melhor ao fio”, explica o hairstylist. 

De acordo com Bruno, um dos segredos para as mechas terem maior durabilidade é a utilização de óleos capilares. “Os óleos além de não serem muito caros, fazem um bem enorme aos fios. O uso contínuo do produto faz com que o cabelo tenha o brilho restaurado e a água dos fios renovada. Outro produto queridinho para as meninas que querem seus cabelos lindos por mais tempo é maneirar nas ferramentas térmicas. A curto prazo elas não danificam os fios, mas se usadas diariamente podem causar danos irreversíveis ao cabelo”, fala o especialista. 

Segundo o colorista, lavar o cabelo todos os dias também pode interferir na durabilidade das mechas. “Muitas mulheres que possuem cabelos oleosos acham que a melhor maneira de combater a oleosidade é lavando o cabelo todos os dias. Lavar os fios diariamente faz com que o cabelo perca do óleo natural do couro cabeludo, elemento muito importante para a saúde dos fios. A dica para mulheres com esse tipo de cabelo é aderir o uso de xampus secos, que mascaram a aparência de “cabelo sujo”, finaliza Bruno. 

saiba antes via instagram @amaisinfluente