5.5 // CARREIRA 

Dicas para realizar um teste vocacional

Especialista em carreira oferece dicas para tomar a importante decisão pela escolha ou troca de profissão

Os testes vocacionais são ferramentas amplamente usadas por jovens em fase da escolha profissional. As avaliações indicam a tendência para o exercício de determinada atividade levando em consideração aptidões, interesses específicos e áreas de conhecimento.  Além disso, verificam os níveis de interesse, personalidade e capacidade do profissional.

É possível realizar a avaliação online em alguns sites. “O teste vocacional é um grande aliado do jovem indeciso sobre qual profissão seguir. Também é indicado para quem já estabelecido, mas quer tentar algo novo”, afirma Andrei Mustafa, consultor de carreira do Cedaspy.

Para o especialista, é importante fazer o exame mesmo se já há certeza da carreira a seguir. “Nem sempre nossos interesses estão alinhados à nossa vocação”, explica Mustafa, que ainda explica não haver um momento exato para optar pela ferramenta.

Apesar de ser muito útil, o teste vocacional pode apontar para uma área completamente diferente das escolhidas. “Com esse resultado, é interessante abrir a mente para novas possibilidades porque o que escolhemos, muitas vezes, não está de acordo com a nossa personalidade emocional”, finaliza.

Como decidir:

– Pesquise o mercado de trabalho no qual deseja atuar.

– Avalie os custos com educação e especialização e o tempo de retorno destes investimentos.

– Converse com profissionais experientes.

– Peça a ajuda da família, dos amigos e dos professores antes de tomar sua decisão.

saiba antes via instagram @amaisinfluente