3.4 // SAÚDE 

Saiba como escolher o melhor tipo de cereais para o café da manhã

Segundo especialistas, ingerir cereais no período matinal é ótimo para a saúde, é comprovado que quem ingere esse tipo de alimento sofre menos com obesidade, pressão alta e níveis elevados de glicose no sangue.

Mas para adquirir na sua dieta alimentar esses benefícios, é necessário atentar-se e analisar por alguns minutinhos os rótulos dos produtos para ver se o tipo de cereal escolhido, pois alguns produtos no mercado possui grande quantidades de açúcar e gorduras.

Confira algumas dicas que irão te ajudar na hora da compra de cereais:

Prefira as aveias e as granolas, mas cuidado com seu escolhido!

Os produtos com ingredientes como açúcar e chocolate devem ser evitados, portanto leia bem a lista de ingredientes.

Outras informações devem ser checadas

 Existem diversas opções de produtos no mercado, especialmente no que diz respeito às granolas, por isso é preciso checar a lista de ingredientes antes de colocá-lo no carrinho. O recomendado é que não contenham maltodextrina, mel e açúcar. Se esses itens aparecerem na relação, devem estar nos últimos lugares, o que indica que estão presentes em pequenas quantidades.

Confira as informações nutricionais em todos os casos

O ideal é que o alimento tenha no mínimo 3 gramas de fibras por porção e aveia, castanhas, flocos de milho sem açúcar, frutas desidratadas, sementes são itens sempre bem-vindos na sua composição

Na hora do consumo, misture-o com alimentos desnatados

Isso porque, os leites e iogurtes desse tipo têm menos gorduras. Comer os cereais com frutas ou colocá-las na mistura com os laticínios também é uma boa ideia

Nem sempre os produtos light são bons negócios

Em alguns casos, para diminuir a quantidade de açúcar e gordura do alimento, a indústria acrescenta outros elementos que não são tão saudáveis, como adoçantes, por exemplo.

Leia o rótulo atentamente antes de colocar o cereal no carrinho

 Opte sempre por aqueles com o mínimo de sódio e gorduras saturadas na sua composição. Os que têm gordura trans ou gordura vegetal hidrogenada devem ser deixados de lado. Também é importante ficar atento ao tamanho da porção utilizada como parâmetro para a colocação dos valores nutricionais.

Confira a embalagem com cuidado

 Entre a caixa de papelão com o saquinho dentro e os produtos que são vendidos apenas em sacos plásticos não há muita diferença em relação à proteção do alimento, mas é imprescindível que estejam intactas e que sejam pigmentadas, ou seja, com desenhos, pois essa característica protege o alimento contra a luz solar e artificial.

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