2.1 // TENDÊNCIA 

Saiba qual é a melhor armação de óculos para o formato do seu rosto

Peças coringas também aparecem como opção para não errar na hora de comprar a armação

As tendências das moda mudam a todo momento e é preciso estar atento para acompanhar as novidades. Seja óculos de sol ou de grau, existem sempre novas opções que combinam com vários estilos, tons de pele, ocasiões e o principal, os formatos de rosto.

“Nós lançamos cerca de oito óculos por semana para acompanhar as tendências que surgem. Quando alguém famoso usa um modelo muito chamativo ou alguma atriz usa algo novo na tevê, nós trazemos o mais rápido possível para as lojas porque a procura é muito grande”, explica o empresário Diego Moreira, um dos sócios da Aventto Lifewear.

Mesmo que a escolha dos óculos varie de acordo com o gosto pessoal, existem alguns coringas que não deixam ninguém na mão. “Qualquer pessoa fica bem usando aviador. Muito já se falou sobre esse formato e muitas profissões já foram rotuladas a partir do modelo, como policiais, caminhoneiros, e os pilotos de avião. É um clássico que sobrevive ao tempo sem perder a identidade e serve para mostrar que os clássicos nunca saem de moda”, afirma o consultor de moda e estilo Fernando Lackman.

Outro exemplo disso são os redondos com ares da década de 1970. “São óculos que à época caíram no gosto masculino e feminino e de lá pra cá são lançados como peças sem gênero, assim como o modelo aviador e o modelo máscara, que está entre as principais tendências para as próximas temporadas, traduzindo uma forma de resgate do que foi muito usado na década de 1990″, defende Lackman.

Confira algumas dicas do consultor para acertar na escolha da armação de acordo com o formato do seu rosto:

Rostos redondos

Todo tipo de armação com ângulos retos cai bem. Esse formato serve para descaracterizar a visão circular do rosto.

Rostos em forma de coração ou triangulares

Nesse formato de rosto é interessante combinar os óculos redondos. Existem opções para quem usa óculos de grau ou de sol nesse formato. Independe do tamanho, porém, vale combinar de acordo com o tamanho da testa. Testas grandes pedem óculos de médios a grandes. Testas pequenas ficam bem com aros menores para provocar uma harmonia melhor.

Rostos quadrados e retangulares

Modelos arredondados são uma boa alternativa para esse formato de rosto, pois ajudam a quebrar a impressão de retidão. Outras opções são os modelos gatinho, que trabalha a clássica combinação entre preto e dourado. As armações finas também combinam muito bem com esse formato.

Rostos ovais

Esse é o formato de rosto que dá mais possibilidades. Qualquer modelo de óculos fica bem no rosto oval. As características combinam tanto na parte superior quanto inferior. Aí vão bem os óculos quadrados, redondos, com formatos inusitados, máscaras, aviadores, etc.

saiba antes via instagram @amaisinfluente