4.1 // ARTE & CULTURA 

Livro de memórias de Edward Snowden chega ao Brasil

Obra conta as lembranças em primeira pessoa de um dos homens mais procurados do mundo

Com publicação simultânea em 20 países, nesta quarta-feira (17) foi lançado o livro Eterna vigilância, de Edward Snowden.

Edward Snowden, ex-analista da CIA (Agência Central de Inteligência) que também trabalhou como agente da NSA (Agência Nacional de Segurança), chocou o mundo em 2013 ao desmascarar detalhes dos serviços secretos americanos. O ex-analista da CIA revelou que o governo dos Estados Unidos estava desenvolvendo meios para coletar todos os telefonemas, mensagens de texto e e-mails enviados em qualquer país do mundo.

Entre os documentos vazados, apareceram vários apontando para o monitoramento de mensagens da então presidenta Dilma Roussef e seus principais assessores e outros mostrando que o governo americano espionava o Ministério de Minas e Energia, a Petrobras e as descobertas do pré-sal.

Snowden virou da noite para o dia o homem mais procurado do planeta. Considerado inimigo público pelo governo americano e herói por milhões de pessoas, acabou buscando asilo na Rússia, onde vive até hoje. Na obra, ele conta como ajudou a criar este sistema de espionagem mundial e também como atuou para desvendá-lo ao se dar conta dos perigos deste projeto.

saiba antes via instagram @amaisinfluente