8.1 // CLAUDIA JANNUZZI 

Coronavírus: o assunto é sério!

Sem motivo para alarde, mas com necessidade de cuidados preventivos, vamos abordar hoje um tema super atual, e que muito tem preocupado os brasileiros: o coronavírus .
Com o primeiro caso confirmado no país, de um homem de 61 anos que esteve na Itália a trabalho, e retornou não tendo permanecido em quarentena, muitas foram as notícias verdadeiras e falsas que foram espalhadas por redes sociais e até veículos de comunicação.
O importante é lembrar que a principal forma de contágio, acontece do contato de secreções de pessoas contaminadas, sintomáticas ou assintomáticas e que entram em contato com pessoas ainda não contaminadas,  principalmente por vias aéreas, olhos e boca.
Daí a constante necessidade de se repetir que não se leve as mãos ao rosto, após tocar superfícies de locais, onde exista a possibilidade de pessoas doentes,  ou portadoras do vírus.
A utilização de álcool gel e constante higiene das mãos, são dois fortes aliados no controle da disseminação da doença, bem como de outras tão sérias e mais letais inclusive.
Os hábitos de viagem no feriado de carnaval prolongado, inclusive foram alterados, e muitas famílias que viajariam ao exterior,  não o fizeram com medo do contato com pessoas de países onde o número de casos cresce a cada dia, como no caso dos europeus França e Itália.
Devemos ajudar a controlar a propagação da doença, e apesar de lembramos que não há motivo para pânico, visto que a doença não é muito letal,  scutei de uma amiga “ se uma única pessoa amiga morrer e o motivo for essa doença, já é muito, porque ninguém quer perder alguém que se ama “ e é assim mesmo.


Fotos: internet e informativo do Hospital Albert Einstein

saiba antes via instagram @amaisinfluente