3.0 // MANUAL 

Livros para quem gosta de Psicologia

Apesar dos inúmeros estudos sobre o tema, a mente humana apresenta muitos mistérios que intrigam especialistas de diversas áreas. A maneira como nosso cérebro reage ao mundo que nos rodeia é algo que fascina e desperta a curiosidade de muitos.

Por isso, separamos oito livros que abordam o assunto e são uma diversão para os apaixonados por Psicologia. Confira.

Atenção: esta lista reúne produtos com link para compra. Se você adquirir através do nosso site, podemos receber uma comissão. Os preços informados e o estoque disponível referem-se ao momento da publicação deste post.

Inteligência Emocional, de Daniel Goleman

Analisando a relação entre pensamento e emoção, o psicólogo americano Daniel Goleman fala de capacidades, habilidades e inteligência, descrevendo como esse conjunto de elementos é capaz de nos definir como pessoas. Além disso, o autor explora a ideia da Inteligência Emocional, capacidade de “controlar” os impulsos, ter a consciência de sentimentos, sentir empatia e exercitar outras habilidades sociais.

Os Sete Pecados da Memória, de Daniel L. Schacter

Neste livro, Schacter, que foi diretor do departamento de Psicologia da Universidade Harvard (EUA), fala sobre os mecanismos da memória e suas imperfeições. Para isso, aborda questões como processos de lembrança e lapsos.

Poderosa Mente, de Bernabé Tierno

Na obra, o psicopedagogo Bernabé Tierno defende que a própria mente humana é a melhor arma para enfrentar crises e dificuldades, e tenta desvendar mecanismos ocultos do cérebro.

Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar, de Daniel Kahneman

Daniel Kahneman, Nobel de Economia, mostra como o cérebro pode ser pouco confiável, repleto de pensamentos e raciocínios falsos e inacabados, que podem levar a decisões equivocadas. É o livro ideal para quem quer entender melhor sobre a maneira como pensamos. O foco da obra está nas características e consequências das duas formas mais comuns do ser humano pensar: rápido (de modo intuitivo e emocional) e devagar (de maneira mais lógica).

O Animal Social, de Elliot Aronson

Animal Social fala sobre as relações sociais contemporâneas. A obra explora, a partir de diversas experiências aplicadas pelo autor e sua equipe, os pensamentos que desencadeiam problemas sociais recorrentes, como o preconceito e a alienação, por exemplo.

Além disso, a obra também analisa alguns dos mecanismos que se encontram “escondidos” por trás das relações interpessoais. É um prato cheio para quem busca entender melhor o comportamento da mente humana dentro nossa sociedade.

Incógnito: As Vidas Secretas do Cérebro, de David Eagleman

Nesta obra, a partir de exemplos do cotidiano, o neurocientista David Eagleman mostra como nem sempre o cérebro (consciente) está no comando das coisas. Bestseller do jornal The New York Times e entre os mais recomendados pelo Wall Street Journal, a obra é ideal para saber mais sobre os mistérios do subconsciente humano e suas contradições.

Seus Pontos Fracos, de Wayne Dyer

O autor Wayne Dyer explora a complexidade da mente humana e dá orientações de como contornar determinados aspectos negativos da personalidade humana, como ansiedade, procrastinação, ciúme, medo e dependência.

A mais Pura Verdade sobre a Desonestidade, de Dan Ariely

Por meio de uma série de exemplos, o professor de Psicologia Dan Ariely busca mostrar como todos os humanos são desonestos. As respostas obtidas pelas pesquisas podem chocar, mas são relevantes para que possamos observar nossas atitudes e motivações de uma maneira diferente. E mais crítica.

Por:  Julia Di Spagna / Guia do Estudante

saiba antes via instagram @amaisinfluente