3.0 // MODA 

Nova série inglesa revela o que a indústria da beleza não quer que você saiba!

Depois de documentários/reality shows como “The True Cost” e “Sweatshop – A Moda a qualquer custo“, que desvendaram um lado triste da indústria da moda, chegou a vez de colocar a lupa no gigantesco mercado de cosméticos. A cada dia aparece uma marca ou produto novo que se torna o hype do momento. Mas qual será o preço que a gente realmente está pagando ao colocar uma certa base no rosto ou aquela sombra nos olhos? É isso que a série “Beauty Laid Bare” (algo como “Beleza Desnuda”), do canal britânico BBC Three, busca mostrar.

Durante três episódios, a série acompanha quatro jovens à procura de respostas sobre a indústria da beleza. Eles viajam pela Califórnia e pelo México e descobrem que as coisas não são como imaginavam. No segundo episódio, eles visitam uma produção de cera de candelila, uma alternativa vegana e supostamente “sustentável” à cera de abelha, mas que é produzida com a adição de ácido sulfúrico. Com um detalhe: os funcionários não usavam luvas de segurança.

“Beauty Laid Bare” também aborda o impacto ambiental dos cosméticos: desde a contaminação do oceano com glitter até as dificuldades para reciclar embalagens tão pequenas e compostas por vários materiais diferentes. O destino final, em grande parte, acaba sendo o aterro, considerando que apenas 9% do lixo mundial é reciclado, segundo o próprio documentário.

Por enquanto, a série está disponível apenas no Reino Unido no BBC iPlayer (até dezembro desse ano), mas logo acima a gente te mostra um teaser do canal do Youtube da BBC Three sobre o documentário.

Crédito: Lilian Pacce

saiba antes via instagram @amaisinfluente