0.0 // GERAL3.4 // SAÚDE 

Trump declara emergência nacional nos EUA por coronavírus

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou na última sexta-feira emergência nacional devido ao rápido avanço da pandemia de coronavírus, abrindo as portas para mais ajuda federal para combater a doença no país.

Até o momento, os Estados Unidos registram 1.268 casos, segundo o mapeamento em tempo real da Universidade Johns Hopkins, e 33 mortes. O anúncio se deu em uma entrevista coletiva à imprensa. Com a declaração, cerca de 50 bilhões de dólares em recursos serão liberados para a assistência contra a epidemia.

The White House @WhiteHouse  

LIVE: President @realDonaldTrump holds a news conference https://www.pscp.tv/w/cTqFMzFxTFFHVnJ5UkFKRUp8MW5BSkVkcW5la1JHTBvYjkaDN1kHhmir4IUuXntvgkLwNp4WRqoaqw9oVdWW …

The White House @WhiteHouse

LIVE: President @realDonaldTrump holds a news conferencepscp.tv 36,2 mil16:29 – 13 de mar de 2020Informações e privacidade no Twitter Ads 22,4 mil pessoas estão falando sobre isso 

Durante a coletiva, o americano falou, ainda, que não está com nenhum sintoma associado ao coronavírus, apesar do contato com o chefe da Secretaria de Comunicação (Secom) do governo federal, Fábio Wajngarten, durante a viagem oficial do presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos.

Disse, ainda, que teve uma reunião “fantástica” com Bolsonaro e lembrou que o teste do mandatário brasileiro deu negativo para a contaminação com a doença.Trump e sua equipe informaram ainda que o Google tem ajudado no desenvolvimento de um site para testes. Na página, os americanos poderão responder a questões e, se forem considerados casos que devem fazer o exame, orientados sobre onde podem ir para isso. O presidente disse que a nova abordagem com relação aos testes deve ajudar no combate ao problema. “O coronavírus vai passar e emergiremos ainda mais fortes”, afirmou o presidente.

Trump estava sob pressão para que declarasse estado de emergência sob a lei de 1988, que permite que a Federal Emergency Management Agency (FEMA) forneça fundos para governos estaduais e municipais, além de equipes de suporte. A medida raramente é utilizada. O ex-presidente Bill Clinton, em 2000, declarou tal emergência para o vírus do Nilo Ocidental.

saiba antes via instagram @amaisinfluente