8.1 // CLAUDIA JANNUZZI 

E lá vem ela, a queridinha do momento! A minha, a sua, a nossa celebridade… a máscara!, por Claudia Jannuzzi

Ela chegou por aqui de mansinho e foi ganhando espaço, popularidade, apresentando benefícios e, de repente, já é de uso obrigatório nas saídas necessárias em terras da Cidade Maravilhosa! Agora é lei e tem que ser cumprida.
Literalmente “tapando a boca” de todo mundo, e com toda pompa de celebridade,  ela já disputa a importância de uma outra prima sua, a máscara dos olhos, aquela usada como acessório de vários bailes black tie, que povoavam os salões de nobres hotéis, principalmente nos carnavais e anteriores aos tempos de pandemia.
De alguns ela tira o ar, causando sensação de ofegância; de outros ela faz doer as orelhas. Umas são fashion, outras básicas, outras tantas adaptadas, algumas de material de sobrevivência para o enfrentamento da pandemia, mas todos são unânimes em entender que o uso é necessário, para evitar a propagação do vírus, por meio de indivíduos contaminados e assintomáticos. Como forma de proteção individual precisaria estar acompanhada de outros paramentos como  óculos ou máscara facial para total efetividade.
Há tempos, em outra epidemia – a da gripe espanhola – ela já havia desfilado pelas ruas cariocas e do País, conforme fotos abaixo. E hoje retornam em rostos de amigos, que tanto amamos e por quem zelamos.
O único fato que me intriga, é que algumas grifes de luxo, além de participar de confecção de máscaras para doação, utilizando sua infraestrutura e material, desenvolveram modelos nada baratos e que “dão toda pinta” que o modelito vai despontar na moda Outono/Inverno, mas deve adentrar a moda Primavera/Verão.

Ai, meu Deus! Que venham as queridinhas… Afinal, descumprir a lei dá multa e cadeia!

Vera Loyola e máscara de rendinhas
Maninha e Leleco, poucas saídas
Elma Giovanelli, florida
Gynna Melo trabalhando em sua farmácia de manipulação
Máscaras adaptadas para surdos com possibilidade de leitura facial
Médica da linha de frente do enfrentamento, filha de Rachel Gusmao, máscara Pff2 de uso profissional
Projeto máscara para todos com engajamento de 13 dermatologistas, dentre elas Paula Belotti e Marcia Linhares, com distribuição gratuita de máscaras para diversas comunidades do RJ

Rotina na época da gripe espanhola

Modelos fashion com pedrarias
Marcas de luxo já investem no negócio de máscaras

Aniversários influentes da semana

Zé Ronaldo Muller
André Ramos
Silvia Ceccon
Nivea Ammon

saiba antes via instagram @amaisinfluente