Ana Cristina Rosado 

Site carioca se propõe a mapear a produção gastronômica do Estado do Rio

Já está no ar o site do projeto Delícias Gastronômicas do Estado do Rio de Janeiro (Delícias RJ), cujos objetivos principais são mapear, divulgar e mostrar a importância econômico-social da diversificada produção gastronômica do Estado. “Considerando as suas dimensões territoriais – na comparação com Minas Gerais, São Paulo, os estados do Sul e o Oeste Baiano, verdadeiros celeiros agrícolas – o Estado do Rio de Janeiro é um razoável produtor de alimentos. Em maior ou menor escala, somos abastecidos com o que necessitamos para a nossa sobrevivência, graças, principalmente, aos agricultores familiares e aos pequenos e médios empresários da cadeia produtiva alimentar”, diz o jornalista e escritor Chico Junior, criador do projeto junto com a também jornalista Sônia Apolinário.

Chico Junior

Para Sônia, “o ponto de partida da relação produtor/consumidor é a apresentação das pessoas envolvidas nessa economia dos alimentos. Quem são esses produtores? Em que municípios estão? Quais os seus produtos? Como são suas propriedades? Nós responderemos a essas perguntas e contaremos suas histórias. Porque, para além do mundo dos negócios, diferentes perspectivas de vida e vivências são, no final das contas, o foco dessa engrenagem”.

Embora o Delícias RJ não seja um site de e-commerce, se propõe a facilitar a compra e venda ao aproximar os produtores dos consumidores. Principalmente agora, quando o consumo se dá por meio do serviço de delivery – serviço já prestado pelos produtores até por se encontrarem afastados dos principais centros comerciais do Estado. “Queremos deixar os leitores com água na boca, sim”, diz a dupla.

(Crédito: Divulgação)

Turismo de (Re)aproximação

A convite do Vibre na Viagem, Marcelo Tesserolli, guia e sócio-diretor da Rio Private Tour, fala sobre Turismo de (Re)aproximação, às 17h, dia 11 de junho. Para participar, basta clicar em @vibrenaviagem.

(Crédito: Divulgação)

Mais uma iniciativa inédita

O Portal Consultoria em Turismo Bayard Boiteux lançou no Facebook uma exposição de fotos do Rio, clicadas durante a quarentena. As fotos foram feitas de varandas, de janelas, de jardins e mostram muito amor pelo Rio. Com curadoria de Viviane Fernandes e Gustavo Delesderrier, a mostra traz fotos de Vanda Klabin, João Ricardo Coelho, do cônsul do Peru Hugo Flores, de Cláudio Gutierrez, Alan Aragão, Bayard Boiteux, Marco Rodrigues, Maritza Orleans de Bragança, dentre outros. A exposição pode ser visitada no endereço: https://www.facebook.com/Exposição-de-fotos-do-Rio-durante-a-quarentena-114446926955959/    

(Crédito: Divulgação)

Cardápio saudável e requintado para os tempos de distanciamento social

Em pleno momento de pandemia mundial, os tempos com a família ficaram ainda mais longos. A parceria na cozinha se torna o momento de distrair a mente e cozinhar em família. Por isso, a chef Mariana Gourmet selecionou três de suas receitas para compor um delicioso almoço ou jantar. Todas muito fáceis de fazer, bastam alguns minutinhos longe do sofá, e ainda são saudáveis. De entrada, uma Salada Parisiense; Arroz Sete Grãos com frutos do mar como prato principal; e para adoçar o paladar, um brownie fit de sobremesa. Confira as delícias no @marianagourmet!

(Crédito: Divulgação)

“40 ANOS ESTA NOITE” estreia no Youtube

Para celebrar o mês do orgulho LGBTI+, a peça “40 Anos esta noite”, texto de Felipe Cabral, com direção de Bruce Gomlevsky, será disponibilizada na internet, na íntegra, até o final do mês. “Vivemos um momento tão delicado com o isolamento social e as notícias da pandemia, que fica difícil celebrar qualquer coisa. No entanto, junho é o Mês do Orgulho LGBTI+ e é importante tentar encontrar alguma alegria nesse momento. Por isso o meu desejo de disponibilizar online a peça que me trouxe tantas coisas boas. Eu espero que ela leve um pouco de amor e esperança para todos que assistirem em suas casas”, frisa Felipe, também colaborador de “Totalmente Demais” e “Bom Sucesso”, ambas atualmente no ar, na TV Globo e na TV Globo Portugal, respectivamente. O canal para assistir é https://youtu.be/vmaL8kLV-Oc.

saiba antes via instagram @amaisinfluente