Ana Cristina Rosado 

Ana Cristina Rosado: Oratória em pauta com Shirley Almeida

A oratória é uma habilidade que pode ser desenvolvida, auxiliando na construção da carreira e no reconhecimento pessoal. Pensando nisso, Shirley Almeida –  empreendedora, graduada em Fonoaudiologia e Gestão Empresarial – desenvolveu técnicas especializadas de oratória. Dentre as personalidades que já participaram do curso estão Erika Januza, Carol Nakamura, Narcisa Tamborideguy, Magda Cotrofe, Bruna Barros, entre outras. Shirley é palestrante, coach e atua há 15 anos com cursos de oratória, onde em 2017 chegou ao número de mil turmas concluídas, com mais de 35 mil alunos treinados de forma individual e personalizada.

Para mais informações, basta acessar @shirleyalmeidapalestrante.

Hábitos pós-quarentena: o novo normal em relação à alimentação e à saúde do corpo 

É hora de se preparar para a nova rotina pós-quarentena. Estamos entrando em um período diferente, com mais precauções e prioridades, o que vai refletir na forma como nos alimentamos e cuidamos do corpo como um todo.

Segundo a nutricionista Juliana Carreira, as pessoas estão começando a se preocupar mais com a saúde e, consequentemente, como comer melhor. “Faz todo o sentido. Quanto mais natural for a alimentação, com frutas, verduras, legumes e proteínas, mais desinflamado o corpo vai estar. Ou seja, ele vai absorver mais nutrientes, o que vai reforçar a imunidade”, explica. 

Confira as tendências que vão se intensificar nesse pós-quarentena:

  • Maior preparo de comida em casa

Seja para quem (re)descobriu o prazer de cozinhar durante o isolamento ou passou a cortar gastos de delivery, as preparações caseiras e as marmitas vão fazer parte do dia a dia de muita gente – também levando em conta a limitação na hora de frequentar restaurantes. “Preparando o próprio alimento, você faz uso de produtos mais naturais, frescos, seguros e selecionados”, diz Juliana. Apesar de demandar um pouco mais de tempo e criatividade, a dica da nutricionista é fazer um planejamento prévio das refeições, para que tudo fique organizado para a semana. “Na hora de montar seu prato, inclua todos os grupos alimentares, como proteínas, carboidratos, verduras e legumes. Quanto mais diverso e colorido, melhor”, recomenda.

  • Higienização reforçada 

Não são só as mãos que vamos lavar com mais atenção, os alimentos também. “A sugestão para frutas e legumes é ter uma escova só para isso. Alguns itens, como a batata, podem ser lavados com uma esponja e detergente neutro. Deixe as frutas e legumes lavados por 10 a 15 minutos em contato com o produto (veja a instrução do fabricante no rótulo), em seguida, enxágue em água corrente. Seque e conserve na gaveta da geladeira, preferencialmente em uma caixa plástica”, orienta Juliana. Já para as verduras e folhas, o ideal é higienizá-las uma a uma e, depois, colocá-las imersas em água sanitária (cloro para alimentos), com uma colher de sopa para cada litro de água, por 10 minutos. “Em seguida, enxágue e passe na centrifuga ou seque com toalha limpa. Conserve em caixa plástica forrada internamente com papel toalha. Utilize o papel também na montagem de algumas camadas das folhas. Tampe e conserve na geladeira por até 5 a 7 dias”, completa.

  • Consumo mais consciente

O cenário atual pede a redução do desperdício e a escolha de alimentos de boa origem, duráveis e versáteis. O consumo consciente, além de agredir menos o meio ambiente, gera a valorização do trabalho do produtor local. “Priorize os produtos orgânicos, que tem mais teor de nutrientes e compostos bioativos, reaproveitando-os sempre que possível. Cascas, talos e sementes de frutas, legumes e verduras têm importante valor nutricional. Sua utilização ajuda a evitar o desperdício, gerar menos resíduo e tornar a alimentação mais saudável”, aponta a especialista.

  • Foco em uma alimentação pró-imunidade

Se estamos com nossas defesas em dia, estamos mais protegidos. E isso quer dizer priorizar alimentos que dão um boost no sistema imunológico. “Destaco os ricos em vitamina C (frutas cítricas, pimentão, brócolis, couve) e em antioxidantes (frutas vermelhas, chá verde, cúrcuma, aveia, linhaça)”, indica Juliana. A nutricionista também reforça a importância da vitamina D, adquirida por meio da exposição moderada ao sol. “O ideal são 15 minutos diários”, conta. Segundo ela, para uma imunidade fortalecida é necessário um combo que una alimentação saudável, atividade física, exposição moderada ao sol e ingestão constante de água. Entre os outros bons hábitos estão não fumar e/ou beber em excesso, evitar o consumo de industrializados e regular o estresse e a ansiedade.  

  • Controle saudável do peso 

Ganhou uns quilinhos extras durante a quarentena? Não se preocupe, você não está sozinho nessa. Comece com atitude e planejamento! Esse é o momento para focar em uma reeducação alimentar, sem radicalismos ou fórmulas “milagrosas”. “Boas dicas para dar esse start incluem: consumir alimentos ricos em fibras (leguminosas e grãos), que aumentam a saciedade, e em ômega 3 (peixes e sementes), que ajudam a reduzir a ansiedade. Também evite o consumo de açúcar e farinha refinada, que são altamente inflamatórios. No cardápio diário, adicione frutas e chás antioxidantes (como o verde) entre as refeições. Para melhor orientação, busque um acompanhamento individualizado para a adequação de porções e a elaboração de um cardápio personalizado”, finaliza.

Juliana Carreira é formada em Nutrição pelo IBMR; é pós-graduanda em Nutrição Clínica, com ênfase em Fitoterapia, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É autora do e-book “Cardápio para 30 dias com receitas para toda a família”. Instagram: @jucarreira_nutri

Casamento pós-Covid

A cerimonialista Lourdes Correia, da Étoile Eventos, afirma que mudanças devem acontecer com os casamentos, após o fim do período de distanciamento social. Ela selecionou seis pontos que podem ser conferidos a seguir, em que a simplicidade e a valorização do amor estarão em alta:

1. Planejamento ainda será mais necessário

Mesmo com celebrações mais simples, será imprescindível um planejamento. O assessor ou cerimonialista será o facilitador de todo esse processo. Ele fará o cronograma, as planilhas, os checklists. Indicará, também, fornecedores especializados em cada estilo de casamento em profissionais qualificados, com comprometimento e projetos personalizados para cada perfil.

2. Local mais emotivo

Acredito que os casais darão maior preferência ao estar junto, vivendo o momento em um local especial para os dois. Eles podem ter a primeira dança na frente da Torre Eiffel, ou do Cristo Redentor, ou até mesmo comemorar a união enquanto admiram a natureza do alto das colinas. Longe de qualquer preocupação com o bufê, a acomodação dos convidados e os inúmeros detalhes da festa, o casal celebrará a união de maneira única.

3. Mais apreço pela qualidade dos registros fotográficos

Casamentos a dois, ou com a presença de familiares e amigos muito próximos, precisam de registro que imprima a essência do momento. O casal passará a valorizar o trabalho do fotógrafo, que eternizará essa celebração, conectada à natureza e ao sentimento que ambos nutrem entre si.

4. Mais econômico

Grandes despesas não serão necessárias para a realização de uma cerimônia tão intimista. Assim, o casal poderá direcionar os investimentos para a reserva do hotel ou para algum serviço contratado e também para a montagem da casa nova.

5. Bolo e espumante

O tradicional bolo com espumante atrás da igreja, em um restaurante ou mesmo em um lugar ao ar livre, deve voltar. O importante será realizar a vontade de estar junto e compartilhar a vida. O brinde da celebração será o ponto principal.

6. Luz solar

Seja mini wedding, destination wedding ou um casamento mais simples, apenas com o casal e poucas pessoas, à luz do sol, sem dúvida, será preferência entre os casais, que buscarão a natureza e a possibilidade do contato visual, através da iluminação natural. Depois de tanto tempo isolados do mundo externo e do prazer do toque, a celebração será um motivo mais do que bem-vindo para estar ao ar livre.

Maratonando…

Confira uma seleção de séries completas ou com mais de uma temporada para se distrair na STARZPLAY

Que tal arranjar um tempinho entre as tarefas diárias nesta quarentena e maratonar aquelas séries que você sempre quis, mas nunca encontrou o momento certo? Separamos algumas sugestões para você viver muitas aventuras no seu sofá, na poltrona, no tapete, onde quiser. São séries completas ou com várias temporadas. Tem produções para todos os gostos. Dá só uma olhada nessa seleção que está disponível na STARZPLAY.

The Tudors

Estrelada por Jonathan Rhys-Meyers, a série “The Tudors” narra um pouco dos acontecimentos do período em que o polêmico Rei Henrique VIII ficou no trono britânico, se concentrando nos primeiros e tumultuados anos do reinado de Henry, assim como em sua natureza ousada e seus vários relacionamentos amorosos. Passional sobre seu país e mulheres, o legado de Henry ficou marcado pela decapitação de amigos e inimigos, guerras e antagonismo frente à Igreja Católica, eventos que mudariam para sempre o império britânico. São quatro temporadas na série com 38 episódios.

Spartacus

Traído pelos romanos, escravizado e renascido como um gladiador. O conto clássico do rebelde mais famoso da república ganha vida em “Spartacus: Sangue e Areia”, uma série gráfica e visceral. Arrancado de sua terra e da mulher que ama, Spartacus é condenado ao mundo brutal da arena, onde sangue e morte são divertimento. Traição, corrupção e o fascínio de prazeres carnais testam Spartacus. Para sobreviver, ele deve se tornar mais do que um homem ou um gladiador. Ele deve se tornar uma lenda. Estrelando o australiano Andy Whitfield (“As Filhas De McLeod”), como Spartacus; Lucy Lawless (“Xena”), como Lucretia; John Hannah (“A Múmia”), como Batiatus; e Peter Mensah (“300”), como Doctore. A mistura de ação, efeitos gráficos e sequências brutais de batalha resultam em um evento épico. A produção tem quatro temporadas.

Power

O produtor-executivo Curtis “50 Cent” Jackson e a criadora Courtney Kemp Agboh (“The Good Wife – Pelo Direito de Recomeçar”) trazem “Power”, um drama criminal visionário ambientado em dois mundos diferentes: a glamorosa cena das boates de Nova York e o brutal comércio de drogas. James “Ghost” St. Patrick tem de tudo: uma linda esposa, uma bela cobertura em Manhattan e a mais nova e promissora boate de Nova York. Sua boate, a Truth, atende a elite: os famosos e infames nomes que comandam a cidade que nunca dorme. Conforme seu sucesso cresce, aumentam os planos de Ghost para construir um império. Mas a Truth esconde uma realidade feia: é uma fachada para o submundo do crime de Ghost, uma lucrativa rede de drogas, servindo apenas aos ricos e poderosos. Conforme Ghost é seduzido pela perspectiva de uma vida legítima, tudo que é precioso para ele está ameaçado. Depois que você entra, dá para sair? Protagonizada por Omari Hardwick, a série traz o próprio 50 Cent no elenco, entre nomes como  Lela Loren, Joseph Sikora e Naturi Naughton. As cinco primeiras temporadas completas da série te esperam.

Luther

Idris Elba é o problemático detetive John Luther nesta série britânica indicada ao Emmy e ao Globo de Ouro. No drama psicológico policial, Luther é um homem lutando contra seus próprios demônios, que podem ser tão perigosos quanto os piores assassinos que ele caça. Brilhante e obsessivo, quando ele descobre um rastro do criminoso, começa uma perseguição psicológica entre predador e presa. Ruth Wilson interpreta desde a primeira temporada do drama policial a psicopata brincalhona e viciante Alice Morgan. Além de Elba como o policial conturbado que dá título à série e sua dúbia melhor amiga vivida por Ruth, “Luther” traz no elenco nomes como Laura Haddock, Rose Leslie, Warren Brown, Indira Varma, Paul McGann, entre outros. Todas as cinco temporadas da série somam 20 episódios.

Mr. Mercedes

Narrando um jogo de gato e rato entre o detetive aposentado Bill Hodges (Brendan Gleeson) e o assassino Brady Hartsfield (Harry Treadaway), a série de suspense adapta os livros da trilogia bestseller de Stephen King protagonizada pelo detetive Hodges: o homônimo “Mr. Mercedes”, que dá nome à série, “Finders Keepers” e “End of Watch” (“Achados e Perdidos” e “Último Turno”, respectivamente, em português). A trama apresenta Hodges, policial da homicídios que se aposenta sem conseguir solucionar o caso de um atropelamento que deixou 16 mortos. Dois anos depois, ainda assombrado pelo crime, ele começa a receber cartas e e-mails chocantes do assassino. A produção tem três temporadas.

saiba antes via instagram @amaisinfluente