Sylvia de Castro 

Sylvia de Castro: O luxo da haute-couture francesa

Por: Sylvia de Castro

Colaboração: Amaro Leandro

As coleções Outono/Inverno 2020 desfilaram online e mostraram que o luxo está de volta. Amplidão em saias e golas, plissados, tecidos preciosos e o corte evasé dominaram a cena e definiram a nova mulher: refinada, moderna e elegante.

A coleção de Dior homenageia o Théatre de La Moda de 1945, com filme do italiano Matteo Garrone idealizado pela diretora criativa da Maison, Maria Grazia, intitulado “Le Mythe Dior”. Logo depois da Segunda Guerra Mundial, como os clientes não podiam ir a Paris assistir aos desfiles, os designers tiveram a ideia de fazer uma exposição itinerante com roupas em tamanho reduzido, usando manequins bonecas para mostrar a sua moda. Com a repetição da história, nessa guerra contra o vírus, causando a impossibilidade dos clientes viajarem e de ter público nas apresentações, Maria Graiza resolveu reviver o Théatre de La Moda. O resultado foi simplesmente maravilhoso. Uma floresta encantada baseada na mitologia.

A estilista Virginia Viard, da Maison Chanel, se inspirou mais em Karl Lagerfeld, com quem trabalhou, do que em Coco Chanel, para criar uma coleção romântica, sofisticada e excêntrica, apresentada em vídeo e fotos. Para, segundo ela, “uma princesa punk saindo do Le Palace ao amanhecer, com vestido de tafetá, cabelos compridos, penas e muitas joias”. Nas cores, predominância dos pretos, cinzas e rosas. Na forma, vestidos curtos com cintura marca e longos preciosos. Nos tecidos, tafetás e o tradicional tweed.

As artes do isolamento

Esses dias isolados inspiraram muitos artistas, de vários segmentos, a criar coisas lindas.

Mucki Skowronsky aproveitou para produzir em seu atelier da Gávea maravilhas como este painel inspirado na nossa rica natureza.

Arnaldo Niskier escreveu o livro de crônicas “Memórias da Quarentena, 85 anos de vida, 85 temas de Educação e Cultura”, que vai lançar em setembro pela Editora Consultor.

Sthefany Esposito, afilhada de Leila Esposito, 27 anos, cantora e compositora, formada em Administração pela PUC, compõe desde os 8 anos e neste período escreveu a música “Mother Earth”, uma reflexão sobre tudo o que estamos vivendo, em forma de prece e pedindo o fim da pandemia. E apresentou em lives na varanda de seu condomínio Santa Mônica Jardins, na Barra.

Teatro Já!

O teatro, bem como todo o segmento de Artes & Espetáculos, foi um dos primeiros a ser afetado pelo distanciamento social e, possivelmente, um dos últimos a voltar. O Teatro PetraGold, trabalhando para mudar este quadro, lançou o projeto Teatro Já, com idealização e curadoria da atriz Ana Beatriz Nogueira e do ator e gestor do teatro André Junqueira. O Teatro Já começou esta semana a transmitir online e em tempo real apresentações de peças teatrais e shows musicais a preços populares.

A ação vai gerar de imediato novos postos de trabalho, voltar a movimentar o circuito cultural, estimular a formação de novas plateias, democratizar e expandir o acesso da produção artística e cultural carioca a todo o País. E contribuir com o auxílio emergencial a famílias de técnicos e artistas de teatro, fortemente afetados pela pandemia – parte da verba arrecadada com a venda dos ingressos será revertida para o projeto Ingresso Solidário Teatro PetraGold. A estreia foi com a transmissão/apresentação do espetáculo “Os Vilões de Shakespeare”, com Marcelo Serrado. E seguiu com a “Segunda Musical, com  Dolores, Carmem, Isaura – Presentes!”, com Soraya Ravenle e Luís Filipe de Lima. Vamos ao teatro? Fotos de Cristina Granato.

A festa continua…

Sem poder comemorar presencialmente, as pessoas estão dando seu jeito, mas continuam a fazer a festa, porque não dá para deixar passar em branco momentos tão especiais. Parabéns a todos!

Tania e Wilson Pereira comemoraram suas bodas de esmeralda com a família no apartamento de Ipanema

Nossa taróloga Mais Influente Mônika Nakamura festejou seu niver cercada de lírios e margaridas amarelas

Priscila Bentes ganhou festa de Super Mulher pelos seus 60 anos

…e Maria soprou velinhas com a mãe Ariadne Coelho

Conheça o Rio a pé

Associação dos Embaixadores do Rio e a Escola Técnica de Turismo Cieth retomam o projeto Conheça o Rio a pé, com dois tours virtuais, um agora em julho, outro em agosto, guiados por Priscila Monteiro, historiadora e guia de turismo. Gratuitos e com inscrição prévia.

Modelo de empresária

A empresária Viviane Fernandes, dona da Via Apia Turismo/NVA, que em meio à pandemia abriu novas frentes como apresentadora de TV, radialista da Band e colunista, agora virou modelo. Posou para ensaio fotográfico na Marina da Glória com maiô da grife carioca Rio Summer. Produção: rcmodelassessoria

Presentes com estilo

Helô Távora e Jô Campos, apaixonadas por decoracão, sempre adoraram celebrar e não pararam durante a pandemia. Abriram a Panier, um novo conceito de presentear, com criações cheias de originalidade, com estilo único, para tornar todos os momentos festivos ainda mais especiais. Por enquanto, as vendas são pelo Instagram.

saiba antes via instagram @amaisinfluente