PUBLICIDADE

clipping

Todo mundo gosta de se cuidar e de se sentir bem com a sua imagem, e o cabelo é importantíssimo para a construção dessa autoestima. Porém, cuidar da saúde e da beleza capilar nem sempre é tão simples. Por isso, a Dra. Kédima Nassif, dermatologista e tricologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, aponta os erros mais comuns que as pessoas cometem ao tentarem manter um cabelo bonito e saudável.

  1. Esfregar o cabelo molhado com a toalha de banho. “É um grande erro, pois os cabelos são muito mais frágeis quando estão úmidos, logo, ficam mais suscetíveis a danos. Ao invés disso, aperte suavemente o cabelo com as mãos após a lavagem e faça o mesmo com uma toalha.”
  2. Secar o cabelo com alta temperatura. Nos momentos de pressa, é tentador colocar a temperatura no máximo para otimizar o trabalho. “Este é um erro que danifica bastante o cabelo. Lembre-se de que quanto menor a temperatura, melhor para o seu cabelo. É melhor gastar cinco minutos a mais na secagem e ter um cabelo saudável do que economizar um tempo ínfimo, mas danificar os fios”, sugere a dermatologista.
  3. Secar e escovar os cabelos com eles ainda molhados. Como já salientou a Dra. Kédima, o cabelo é mais fraco e frágil quando está molhado; portanto, escová-los ainda úmidos leva a quebras e danos. Lembre-se de que você deve escová-lo somente quando estiver 60% seco, caso contrário, poderá danificar o cabelo. Não comece a usar um secador de cabelo logo após o banho, mas aperte o cabelo cuidadosamente com uma toalha e aguarde pelo menos 15 a 20 minutos para deixar o cabelo secar. Em seguida, use um secador na temperatura mais baixa.”
  4. Lavar o cabelo com muita frequência. De acordo com a Dra. Kédima, o cabelo pode ser lavado diariamente, desde que necessário (suor excessivo ou acúmulo de impurezas, por exemplo), se não pode causar danos, ressecamento e quebra dos fios. “As pessoas que gostam de lavar os cabelos todos os dias para sentir aquela sensação de limpeza podem usar diariamente apenas um shampoo suave e um condicionador reparador.”
  5. Usar muito shampoo seco. Não é recomendado o uso do shampoo seco todos os dias, mesmo para as pessoas de cabelos oleosos, que sentem os fios sujos nos dias seguintes aos da lavagem. “A função deste shampoo é absorver o óleo, portanto, quanto mais você absorve, mais óleo o seu couro cabeludo produz”, afirma.
  6. Não usar produtos que protegem o cabelo do calor. Se você faz uso de secador e/ou chapinha, é fundamental sempre aplicar um produto termoprotetor antes de secar os fios. Isso ajuda a protegê-los, mantendo o cabelo mais forte e saudável.
  7. Ser muito áspero com o seu cabelo. Escovar e pentear os cabelos com força excessiva pode criar estresse nas raízes do cabelo.
  8. Não usar protetor solar nos cabelos. Os cabelos são expostos aos raios UV tanto quanto a pele, portanto também necessitam de protetor solar. “O sol acaba queimando os fios e destruindo a fibra capilar. Por isso, é indispensável utilizar um produto específico para protegê-lo. O produto deve contar com ativos que criem um escudo resistente aos raios UV.
  9. Fazer o penteado rabo de cavalo com o cabelo molhado. Segundo a dermatologista, como os fios ficam mais vulneráveis quando molhados, prendê-los pode levá-los à quebra. Além disso, dormir com ele molhado também não é uma boa ideia, pois causa estresse nos fios. E aos adeptos do rabo de cavalo, vale um alerta: tracionar demais o penteado pode causar alopecia de tração, que causa falhas nos fios.
  10. Usar ferramentas sujas para o cabelo. Certifique-se de limpar suas escovas de cabelo, pentes, presilhas, ou seja, tudo que entra em contato com os fios. “Toda vez que você escova, você coleta sebo, detritos e sujeira do couro cabeludo. Logo, este passa a ser ótimo ambiente para o crescimento de bactérias. Ao reutilizar a escova suja, acaba reposicionando tudo de volta no seu cabelo”, finaliza a Dra. Kédima Nassif.