Considerado um dos momentos mais importantes da vida de uma mulher, a gravidez é também um período delicado. “Além de cuidar de si mesma, ela tem que pensar sempre que suas escolhas podem refletir na saúde do bebê”, explica Julia Doorman, que tem conhecimento de causa graças ao trabalho como Youtuber e à gravidez, que entra em seu sétimo mês. Dona do Canal Cabelos de Rainha, atualmente com mais de 792 mil inscritos, a Youtuber destaca a importância de cuidar dos fios de forma natural. “É uma fase muito gostosa, em que é possível transmitir a alegria não somente em sorrisos, mas também através do brilho dos fios”, aponta.
É durante a gravidez que muitas mulheres sofrem alterações hormonais que implicam diretamente na saúde dos cabelos. Problemas como queda de fios são comuns de acontecerem, principalmente no primeiro trimestre. “Com a gravidez, estou sentindo que o meu cabelo está precisando de mais cuidados, e tive ainda mais receio de testar produtos novos”, destaca Julia. Diante desta situação, ela dá 3 dicas de cuidados que toda gestante deve tomar com as madeixas sem prejudicar a própria saúde ou a saúde do bebê.
1 – Diga “não” às químicas
“O uso de tinturas e qualquer outro tipo de química capilar deve ser evitado no período de gestação”, destaca Julia. Todos os produtos químicos que são utilizados em procedimentos como alisamentos, progressivas e similares, podem ser absorvidos pela corrente sanguínea quando entram em contato com a raiz, atingindo o bebê e podendo causar consequências à saúde dele. “Tudo o que entra em contato com o couro cabeludo pode passar à corrente sanguínea, e por isso oferece mais riscos, diferente do que é aplicado somente na extensão dos fios”, resume. E por isso os médicos não recomendam usar químicas nessa fase.
2 – Diga “sim” aos produtos naturais
Durante a gravidez, a queda de cabelo acontece por vários fatores. Um deles é a carência de alguns nutrientes que podem ser encontrados no abacate, óleo de coco, azeite de oliva, Aloe Vera, dentre outros que podem ser usados para fazer a umectação dos cabelos. “Existem várias receitas que podem ser feitas em casa com produtos naturais”, ensina Julia, destacando os vídeos do seu canal. “Sempre dei preferência aos produtos naturais, e agora que estou grávida me dei conta do quanto isso pode facilitar a vida de quem vai ter um bebê”, conta, destacando a falta de preocupação que o produto natural permite.
3 – Evite prender o cabelo
Durante o período da gestação, os fios de algumas mulheres enfraquecem. “Prender por muito tempo ou com muita força, ou até mesmo pentear bruscamente pode contribuir para que a queda e a quebra aumente ainda mais”, conta. “Percebi isso ainda no começo da gravidez, quando vi que era melhor reduzir o tempo que eu deixo ele amarrado”. Julia sugere o uso de fios soltos, e reforça a importância de hidratá-los e fortalecê-los. “Se precisar prender, use itens que não sejam muito apertados, como prendedores de tecido ou em forma de molinhas”, sugere.