Foto-divulgação- Caio Castro
Caio Castro
““Para mim, o período sabático é um respiro, um oxigênio. Às vezes, a gente precisa dar um passo para trás para dar um salto grande à frente”
Caio Castro tirou um ano sabático para conhecer novos lugares. Neste tempo, o ator passou por Tóquio, Los Angeles, Washington, cruzou a Rota 66, foi à Paris e cidades de Portugal, além de ter visitado destinos brasileiros, como a Amazônia e Fernando de Noronha
E você já pensou em se desligar do trabalho e viajar por cidades desconhecidas, aprender outras culturas, experimentar novos sabores e, isso tudo, por um longo período de tempo?
Bom, se um dia isso já passou pela sua cabeça, você deve estar querendo tirar um ano sabático.
“Períodos sabáticos podem fazer uma diferença substancial na carreira e no trabalho intelectual.”
Afinal, o que é ano sabático?
O termo sabático vem do hebraico e significa “libertação”.
O ano sabático, ou gap year, em inglês, nada mais é do que essa pausa prolongada. Ou seja, acontece quando o profissional decide se afastar do trabalho por um grande período, ou mesmo pedir demissão, para investir seu tempo em projetos com que sempre sonhou.
Ano Sabático também é conhecido como o período de 12 meses em que a pessoa se dedica a algum projeto de vida particular, retirando para isso uma licença de suas funções profissionais.
Diferente das férias, o ano sabático não está previsto nas leis trabalhistas e as empresas não são obrigadas a conceder aos seus funcionários esse tipo de licença. Porém, o período sabático é considerado como uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional para as pessoas, fazendo com que seja aceito e motivado por muitas companhias.
O intervalo pode ser usado para uma reflexão sobre os caminhos que se quer seguir. Ou, simplesmente, para vivenciar novas rotinas, mesmo às vezes dedicando uma pequena parte do tempo a pequenos trabalhos, ou trabalhar menos em local que preferir.
Essa prática pode ser tão benéfica que até empresas têm apostado em períodos sabáticos remunerados para incrementar o desenvolvimento de funcionários e reter talentos em seus quadros. Sem perder o emprego, colaboradores usam esse tempo para estudar e se qualificar.
Vários são os motivos que levam as pessoas a tirar períodos sabáticos, sendo a insatisfação pessoal a principal motivação para que procurem alternativas que possibilitem a execução de novas atividades que saciem as frustrações causadas por não terem alguns objetivos pessoais cumpridos, por exemplo.
Ao contrário das férias, que são destinadas exclusivamente para o descanso do trabalhador, o período sabático (que dura no mínimo 6 meses) é concedido justamente para que a pessoa tenha a oportunidade de pôr em prática algum projeto particular ou ter experiências de vida em outras culturas, que ajudarão a desenvolver a sua personalidade e as suas capacidades de trabalho em diferentes áreas
Ano sabático na Bíblia
Também conhecido por Shemitá (“libertação”, na tradução literal do hebraico), o ano sabático é descrito no Torá (livro sagrado do povo judeu) como o período de descanso da terra, onde os judeus não podiam cultivar a agricultura.
O sétimo ano, entre os judeus, santificado pela cessação dos trabalhos agrícolas.
A passagem bíblica fundamental para conceitos sabáticos é a de quando Deus descansou (literalmente “deixou” o seu trabalho) depois de criar o universo, e é aplicada para pessoas e até mesmo para animais de carga em um dos Dez Mandamentos.
Nos últimos tempos, “sabático” passou a significar qualquer pausa prolongada na carreira de um indivíduo, a fim de conseguir algo.
Os adeptos ao “período sabático” ou da “pausa na carreira”, nos dias de hoje, dão uma resposta radical às angústias de quase todo mundo: sentir-se esmagado por uma rotina que deixou de fazer sentido, ser prisioneiro de decisões tomadas em um passado com qual já não é possível se identificar, ter a sensação de que todo novo dia é sempre o mesmo, sem conduzir a nada. Diante disso, os adeptos do sabático abandonam afazeres e responsabilidades para mergulhar dentro de si mesmos, em uma jornada de redescoberta e reinvenção.
FAMOSOS QUE JÁ TIRARAM UM PERÍODO SABÁTICO!
Vez por outra, os fãs são surpreendidos quando as estrelas anunciam pausa na carreira. Os motivos podem ser os mais variados possíveis, mas, geralmente, os famosos alegam a necessidade de tratar da saúde física ou mental ao desejo de descansar, viajar e estudar. O cantor Tiago Iorc, Fernanda Souza, Caio Castro são algumas das celebridades que tiraram um período sabático.
Fernanda Souza
Nascida no dia 18 de junho de 1984, está entre as celebridades que já tiraram um período sabático! A apresentadora havia revelado que 2019 seria um ano sabático para ela.
Foto-divulgação
“Cara, se eu posso, se eu tenho esse privilégio na vida de tirar um tempo, por que não fazer?”. E aí eu fiz. Nessa jornada eu fui cancelando tudo. Na verdade, eu não só não renovei a temporada do “Vai Fernandinha”, que o Multishow entendeu, mas parei o canal, diminuí a rede social… O “Só toca top” eu já tinha dito que faria só uma temporada. Deu tudo certo. Parei com a peça porque eu sabia que, com cinco anos, eu daria uma paradinha.
Tiago Iorc
Tiago Iorc- foto divulgação
O cantor contou que o ‘período sabático’ foi de extrema importância para o seu crescimento.
“Existe esse impulso de querer continuar nesta inércia do movimento mesmo. Senti bastante isso. Várias vezes me questionei: ‘Será que estou perdendo oportunidades? Será que estou deixando de fazer coisas que eu deveria estar fazendo? Mas estava muito alinhado com o que eu precisava fazer. Foi importante”
Camila Pitanga
Foto- divulgação
Camila Pitanga passou por um momento traumático em 2016. A atriz estava com Domingos Montagner no momento em que ele desapareceu no rio São Francisco, onde resolveram nadar depois do almoço. Horas depois, o ator foi encontrado morto. Por isso, a atriz fez de 2017 um ano sabático para se recuperar e se dedicar à família e aos estudos.
Descanso
O ano sabático é a melhor oportunidade que você vai ter durante a vida profissional para realmente sossegar. Todos sabemos como a vida moderna pode ser extremamente estressante e, infelizmente, para muitas pessoas, são raras as oportunidades de deixar toda essa exaustão ir embora.
Não é à toa que o descanso da mente é um dos quatro pilares da saúde. Por isso, esse longo período de descanso é perfeito para dizer adeus a todo esse cortisol acumulado.
Realização pessoal
Imagine como é intensa a emoção de olhar para trás ao final do seu ano sabático e ver que você, orgulhosa e organizadamente, fez tudo isso acontecer?
A realização pessoal é um ganho importantíssimo de uma experiência como essa, principalmente pela independência adquirida e as ótimas memórias.
Por: Míriam Freitas
Colunista Social