Hidratação é a palavra de ordem quando o assunto é a remoção dos pelos indesejados. A estética não pode se sobrepor à saúde, por isso, é preciso aliar a depilação aos cuidados necessários para não prejudicar a pele. Cera, linha, pinça, lâmina, laser, luz pulsada, cremes e aparelhos depilatórios. Opção é o que não falta, por isso, antes de aderir ao procedimento, é preciso consultar um profissional especializado para saber qual o método mais indicado.
A enfermeira estética Daniele Humayta explica que quanto mais hidratada estiver a pele, menor a chance de complicações. Para isso, uma das grandes aliadas é a esfoliação, que remove as células mortas e evita que os pelo encravem.
Daniele conta também que é preciso ficar atento aos cuidados pós-depilação. O ideal é utilizar um calmante para a pele, como é o caso de hidratantes à base de calêndula. E nada de aplicar produtos que contenham álcool na formulação porque eles podem causar alergias. Também não se pode esquecer dos protetores solares, que ajudam a evitar o aparecimento de manchas.
Das opções, Daniele diz que a mais agressiva é a cera, que pode causar manchas e queimaduras, principalmente para quem tem pele sensível. Para se depilar sem precisar gastar muito e evitar alergias, as lâminas são as mais indicadas. Mas ainda assim é fundamental tomar alguns cuidados, como evitar o compartilhamento do produto e não utilizá-lo em áreas lesionadas. Uma dica é se depilar durante o banho porque a água morna ajuda a abrir os poros, facilitando a remoção dos pelos.
Depilação definitiva – A enfermeira estética explica que não existem métodos capazes de garantir a depilação definitiva. Isso porque, com o passar do tempo, o próprio corpo se encarrega de produzir novos pelos para a defesa do organismo. O que existem são formas de prolongar a depilação, como laser e luz pulsada intensa. O primeiro costuma durar mais tempo, é mais caro e dolorido. A luz pulsada também destrói o pelo, mas ela requer um número maior de sessões do que o laser – em compensação, é menos dolorida e mais econômica.
Dicas para uma depilação saudável
– Utilize um esfoliante e higienize a pele antes de iniciar a depilação
– Não depile áreas lesionadas
– Mantenha a pele hidratada
– Não utilize produtos com álcool antes e depois da depilação
– Aplique um produto com efeito calmante após a depilação
– Não compartilhe lâminas
– Faça um teste no antebraço antes de utilizar cremes depilatórios
– Evite a exposição solar antes e após a remoção de pelos