Miriam Freitas

Esta é a razão científica pela qual você precisa tirar os sapatos antes de entrar em sua casa

 

Em muitas culturas, é costume tirar os sapatos antes de entrar em uma casa.

O apresentador Tiago Leifert além do hábito de jogar videogame, tem outro hábito, este de higiene: nem ele, nem ninguém que vá a sua casa entra usando calçados.  Leifert tem um espaço só para guardar os sapatos dele e da esposa. E para o visitante, ele providenciou uma engenhoca que coloca uma “touquinha” nos pés da pessoa. “Assim está liberado para andar na casa”, ressaltou o apresentador.

Sempre foi assim. Quando eu morava na casa da minha mãe, todos os meus amigos tiravam o sapato para entrar no meu quarto para jogar videogame. E eles sabiam que era importante, porque eles frequentavam as mesmas festas que eu, que tinha os mesmos banheiros…”, conta Leifert

De acordo com um novo estudo, esse costume está totalmente correto.

Pesquisadores da Universidade de Houston descobriram que 40% dos sapatos carregam Clostridium difficile. C.diff é extremamente resistente a antibióticos e pode conduzir a uma doença prolongada com um período de recuperação longo.

Pode sobreviver em banheiros, bancadas, mesas e no chão.

Além disso, os sapatos são naturalmente sujos apenas por causa do que está no chão.

Cocô de pássaro, de cachorro, chicletes, fluidos automotivos, e muitas outras coisas.

As bactérias nocivas podem ficar em seus sapatos por dias, às vezes até semanas.

A  Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, examinou germes em sapatos e encontrou cerca de 421 mil bactérias na parte externa, entre elas, algumas que causam diarreias e infecções intestinais, outras que causam infecções respiratórias e, em casos mais raros, até mesmo que causam meningite. A presença de bactérias nos sapatos acontece porque, ao andar pelas ruas, todas as pessoas pisam em diferentes locais, como pisos de banheiro cheios de germes, fezes de pássaros, sujeiras no geral, entre outros.

Além das bactérias, os sapatos carregam também muitas toxinas, especialmente no caso de pessoas que moram próximas a locais de asfalto. Essas toxinas, que entram em casa e se instalam como partículas de poeira, podem causar diversas doenças em longo prazo.

Riscos para a saúde

Ao usar sapatos dentro de casa, essas bactérias e toxinas vão se espalhando pelo piso, tapetes ou carpetes, por onde as pessoas vão pisar descalças depois. Em casas onde moram crianças que, geralmente, levam as mãos à boca o tempo todo, depois de colocá-las no chão, o risco pode ser ainda maior. “Folhas e detritos nos quais os sapatos pisam podem servir como alimento para as bactérias e fazer com que elas cresçam. Elas podem sobreviver em um sapato por dias ou semanas”, afirma o microbiologista Kelly Reynolds, da Universidade do Arizona.

Em alguns países, como no Japão, onde o hábito é comum, muitas casas têm logo na entrada um pequeno móvel onde os moradores e visitantes podem deixar seus sapatos ao entrarem.

Como limpar sapatos

O ideal, ao chegar da rua ,é  tirar os sapatos antes de entrar e, em seguida, limpá-los bem com uma escova na sola e um pano úmido na parte de cima, depois um pano seco, assim, todas as sujeiras serão removidas. Depois, deixe-os por pelo menos 12 horas fora da sapateira para arejar e só então guarde-os.

Se você tirar os sapatos antes de entrar na casa, vai ter uma casa mais limpa e você e sua família serão consideravelmente menos propensos a adoecerem.

Um armário para sapatos provavelmente irá poupar-lhe o incômodo de se tornar gravemente doente e ter que limpar a casa.

Por:Míriam Freitas 

Colunista Social