PUBLICIDADE

cabelo

A chegada do outono-inverno traz consigo o clima seco que afeta não apenas o organismo e a pele mas, também, os cabelos.

Renata Souza, especialista em tratamentos capilares naturais do SpaDios, reuniu alguns hábitos que devem entrar na rotina de cuidados quando o outono bate à nossa porta.

Go natural

Produtos e tratamentos à base de ingredientes naturais não comprometem a saúde dos fios. Muito pelo contrário. Por isso, deixe de lado finalizadores e cosméticos capilares com álcool e ingredientes sintéticos em sua formulação para não ressecá-los ainda mais nesse período de clima seco, ar frio e banhos quentes demasiadamente. O couro cabeludo também agradece, uma vez que alisamentos, uso de cosméticos ácidos ou básicos podem levar a dermatite, alergia cosmética, ressecamento, e a consequente descamação.

Hidratação + Detox

Assim como a pele tende a perder mais água em temperaturas frias, os fios também passam por esse processo. Mudar de xampu e condicionador pode ser uma boa pedida para que o cabelo se adapte à mudança do clima. “A dica é apostar em produtos com óleo de jojoba e castanha-do-Pará em sua composição, uma vez que são altamente hidratantes e responsáveis por devolver os nutrientes aos fios e garantir maciez”, indica a hair-specialist.

Mas de nada adianta hidratar o cabelo sem a higienização correta dos fios e do couro cabeludo, uma vez que a limpeza profunda potencializará a entrada de nutrientes em déficit. É aí que entra em cena o Detox Capilar. “Esse tratamento livra os fios e o couro cabeludo de resíduos de xampu, finalizadores, poluição e tudo que se acumula neles”, conta a especialista. Eximindo as impurezas, é muito mais fácil chegar ao resultado desejado nas hidratações: nutrição prolongada, brilho e maciez sem o aspecto seboso ou empastado que a maioria das brasileiras teme.

Up no volume

Quando há queda na umidade do ar, o cabelo tende a diminuir o volume e o balanço. “Apostar em produtos que deixam os fios mais leves é uma boa pedida. Dentre os compostos por ingredientes naturais, a pitanga é recomendada para essa finalidade”, explica Renata Souza.

50 tons mais escuros

Para aquelas que gostam de mudar a cor dos fios, é hora de deixar as luzes loiras e californianas em stand by. “O inverno combina mais com tons escuros. É legal apostar nos marrons, podendo também iluminá-los com mexas em nuances mais claras”, esclarece Renata Souza.

Adeus banhos quentes

Por mais que seja mais confortável e relaxante, a água quente do banho traz danos às madeixas. “A água quente dilata as cutículas dos fios, deixando os cabelos opacos e ressecados”, diz a especialista. O ideal é quando ela está morna, para que o tempo debaixo da água seja agradável e saudável. Ainda assim, se conseguir, é valido dar um jato de água fria nos fios ao final do banho para selar as cutículas.

Foto: Divulgação