PUBLICIDADE

Miriam Freitas

“Bola Pro Alto!” terá lançamento nacional no Festival Cinefoot, no Estação Net Rio, no dia 28 de abril

Evandro Mesquita, Cynthia Howlett, Karina Vela e Marcelo Adnet são alguns dos amantes da bolinha no alto que marcam presença no documentário.

Bola Pro Alto!”, documentário sobre a altinha, jogo livre, colaborativo e praiano nascido no Rio de Janeiro, com direção de Cecília  Lang, terá seu lançamento no próximo dia 28 de abril, no Festival de Cinema de Futebol – CineFoot, no Estação Net Rio.  O filme mergulha no Coqueirão, como é chamado o trecho da praia de Ipanema conhecido por muitos anos como o epicentro do jogo na orla carioca, para revelar os bastidores do esporte, sua evolução e seus personagens. Com o foco em deixar a bola no ar pelo máximo de tempo sem usar as mãos a altinha é uma febre nas areias e quadras do Rio e vem conquistando corações em todas as partes do mundo. Evandro Mesquita, Cynthia Howlett, Karina Vela e Marcelo Adnet são alguns dos amantes da bolinha no alto que marcam presença no documentário. O filme tem produção da Viralata e Lúdica, e na distribuição conta com o apoio da Cavideo. A trilha sonora original é assinada por Rodrigo Sha, que produziu uma versão remix da canção “Você não Soube me Amar” para o longa, que também conta com músicas de Qinho e Pepe Barcellos.

Dirigido pela carioca Cecília Lang, o documentário é conduzido em primeira pessoa pela própria cineasta, que desde criança foi testemunha das diferentes fases do desenvolvimento do esporte, não como jogadora, mas como espectadora.  Através de um mosaico de depoimentos, o filme revela a essência da altinha: em roda, com o objetivo de deixar a bola no ar pelo máximo de tempo possível, três ou quatro pessoas com uma bola buscam chegar ao estado de sintonia perfeita, conhecido pelos jogadores como o estado de flow.  Na contramão da gravidade altinha é a vontade de alegria, de superação das dificuldades através da brincadeira, do esporte, em um jogo sem vencidos nem vencedores. Em uma sociedade cada vez mais polarizada, a altinha vem proporcionar o bem-estar de forma democrática.

O filme revela os bastidores do esporte e sua história de forma descontraída como uma conversa de praia. Dentre os entrevistados,  destacam-se algumas personalidades emblemáticas da praia como: Benedito Nascimento, um dos primeiros barraqueiros de Ipanema; Rafaella Fontes, campeã mundial de Teqball, Karina Vela, estilista e por anos apresentadora no Canal Off, Victor Martins, autor e produtor do Mundialito de Altinha, Lorena Bichucher, fundadora da primeira escola de altinha para mulheres, e Patricia Lessa, conhecida como Patricinha, várias vezes campeã de futevôlei. Há quem diga que a altinha é uma brincadeira de adultos ou um esporte de alto rendimento, mas inquestionável é o seu lema: não deixar a bola cair!  

“‘Bola Pro Alto!’ nasceu do desejo de um grupo de amigos de praia em registrar a altinha em um  curta-metragem e se tornou um longa realizado durante mais de seis anos pelas produtoras Lúdica e Viralata. Mais do que uma roda de bola com dinâmicas e jogadas desenvolvidas ao longo dos anos o filme revela a altinha como um estilo de vida, uma maneira de estar no mundo, uma autêntica expressão da cultura carioca”, declara a diretora e produtora Cecília. 

 FICHA TÉCNICA

Direção: Cecília Lang 

Produção executiva: Cecília Lang e Gabriel Corrêa e Castro 

Produtoras: Lúdica e Viralata  

Produção executiva: Cecília Lang e Gabriel Corrêa e Castro 

Trilha sonora:

 Rodrigo Sha 

Vocais: Juju Gomes 

Distribuidora: Carmen Galera 

PERSONAGENS 

Evandro Mesquita 

Cynthia Howlett 

Karina Vela 

Marcelo Adnet 

Natalia Bodstein 

Patricia Lessa 

Vanessa Tabarez  

Rafaella Fontes  

Fernanda Otsuka 

Lorena Bichucher 

Victor Martins  

Bruno Pacheco 

José Roberto Leite 

Benedito Nascimento 

Adílio Jr

Igor Nigga 

Por: Míriam Freitas