PUBLICIDADE

Miriam Freitas

Laboratório cenográfico de “Perícia Lab” recebe a bloodhound Bazuca e outros cães farejadores que ajudam os peritos a direcionar investigações criminais

A nova série original do AXN é uma coprodução entre Sony Pictures Television e Mood Hunter

Enquanto um ser humano tem cerca de 5 milhões de células receptoras para moléculas de odor, um cão pode alcançar 60 vezes mais. Essa capacidade olfativa é hoje uma das grandes cartas na manga durante a investigação de um crime. 

No próximo episódio de “Perícia Lab”, o laboratório cenográfico administrado pelos peritos Telma e Ricardo recebe uma convidada especial, Bazuca, uma cadela da raça bloodhound com experiência pericial. Para demonstrar o trabalho dos cães farejadores, ela participa de experimentos com coleta de odores, técnica que foi crucial para solucionar o caso narrado no episódio pelo apresentador André Ramiro. Bazuca foi um dos cachorros que contribuíram para o desfecho da investigação em questão. 

Além dos experimentos com a bloodhound, os peritos conversam com adestradores e veterinários para explicar funções fisiológicas e termos técnicos que ajudam a entender a contribuição dos cães nas investigações. 

O episódio vai ao ar na próxima segunda-feira (28/11), às 22h55, no Canal AXN. 

SINOPSE EP 7: “FARO FINO” 

Uma menina de 12 anos saiu para andar de patins e desapareceu. A única pista: imagens de câmeras de segurança mostram o último local em que a criança foi vista. A história ganha projeção nacional e entram em ação os cães farejadores da polícia, numa das maiores investigações com o uso de cachorros dos últimos tempos. 

Experimentos realizados no laboratório: 

– Mantrailing: coleta de odores dos peritos com gaze, que são colocadas dentro de tubos de inox.  

– Dispersão de odor: experimento para simular as ondulações da dispersão de odor.  

– Exemplos de cães farejadores e suas características  

– Fisiologia do faro como funciona o focinho, células receptoras e a identificação dos odores

 

Sobre Perícia Lab 

Em sua primeira experiência como apresentador, o ator André Ramiro realmente descobriu que “a vida real pode assustar mais que a ficção”. Ao lado do perito criminal Ricardo Salada e da fotógrafa pericial Telma Rocha, os três estão à frente da nova série original do canal AXN, Perícia Lab”, uma coprodução entre a Sony Pictures Television e a Mood Hunter. O projeto foi pensado para os fãs brasileiros de séries criminais e de investigação, como Bright Minds, Criminal Minds, Hawaii Five-0, CSI e NCIS. Porém, diferentemente das narrativas ficcionais, na nova série documental o público vai entender realmente como se soluciona um crime no Brasil. O primeiro episódio foi ao ar no dia 17 de outubro. 

Perícia Lab” vai recriar casos de crimes reais pelo ponto de vista do perito criminal. Em um laboratório cenográfico criado para fazer experiências de ciência forense, especialistas vão explicar de que forma utilizam diferentes técnicas para resolver os crimes. Cada episódio vai chamar a atenção para uma técnica específica e como ela pode ser essencial para a investigação, além de apresentar curiosidades sobre elas. Serão abordados crimes emblemáticos, como o do Maníaco do Parque.  

O perito criminal Ricardo Salada e a fotógrafa pericial Telma Rocha, que trabalharam em casos como o de Elize Matsunaga, vão explicar como funcionam seus trabalhos investigativos. E o ator carioca André Ramiro foi escolhido para narrar e apresentar a produção por ter em sua bagagem artística trabalhos com essa temática: “Eu acho o universo da investigação muito interessante e, modéstia à parte, vou me permitir dizer que eu seria um bom investigador. Porque séries como ‘C.S.I.’ e outras são séries que tenho verdadeira paixão e que, geralmente, me imagino fazendo um personagem como aquele. O mais interessante desse universo é a parte psicológica e intuitiva da coisa. Eu geralmente sou ligado a esse tipo de tema e o ‘Perícia Lab’ está sendo uma novidade, me permitindo ter acesso a um universo que eu não tinha acesso”. 

Além de ator, André Ramiro também é rapper, mas “Perícia Lab” é o primeiro trabalho de Ramiro como apresentador de uma série. Em 2013, ele dublou Kimble Irish Graves, personagem de “Battlefield 4” e, em 2019, gravou dois audiobooks: “Infiltrados na Klann”, de Ron Stallworth, e “Os Meninos de Marte”, do premiado autor Ziraldo. Ele estreou nos cinemas em “Tropa de Elite” e “Tropa de Elite 2 – O Inimigo Agora é Outro”, de José Padilha, filmes que lhe renderam diversos prêmios; e também participou dos longas-metragens “Última Parada 174”, de Bruno Barreto, e “Trash – A Esperança Vem do Lixo”,de Stephen Daldry.  

André Ramiro  

André Ramiro é um ator e rapper brasileiro, mais conhecido por seu papel como o policial André Matias nos filmes Tropa de Elite” e “Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro”. Recentemente, trabalhou em novelas e séries como “Genesis” (Record),”Malhação: Toda A Forma de Amar” (Globo)e “Rio Heroes” (Fox Premium).  

Ricardo Salada  

Formado em engenharia elétrica pela PUC/RS, Ricardo Salada foi parte da Superintendência da Polícia Técnico-Científica como perito criminal no Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) desde 1993. Salada atuou em diversos casos notórios, como o de Suzane Von Richthofen, de Elize Matsunaga, de Sérgio Nahas e de outros. Ele tem muita experiência em entrevistas e podcasts.  

Telma Rocha  

Telma Rocha é fotógrafa na Superintendência da Polícia Técnico-Científica do Estado de São Paulo. Ela trabalhou 28 anos na equipe de Investigação Criminal do DHPP e também participou da investigação de casos importantes no estado de São Paulo. Rocha trabalha em cenas de crime, construindo uma lógica e uma história ilustrativa baseada nas evidências que tem em mãos. Ela teve experiência com câmeras, aparecendo em programas como A Liga (Bandeirantes), Programa do Porchat (Record) e vários podcasts. 

Sobre o AXN  

O AXN é um dos canais de entretenimento mais consolidados e segmentados na região, que se destaca pela oferta de conteúdo de alta qualidade, de um gênero enigmático e ao mesmo tempo sofisticado, que leva as mais profundas emoções à sua audiência. A programação do canal inclui as séries de crime e investigação mais assistidas, incluindo: NCIS, Criminal Minds, CSI Miami, Hawaii Five-0, entre outros. O AXN chega atualmente a mais de 55 milhões de lares e tem presença em mais de 18 países da região. O AXN é parte do portfólio de canais da Sony Pictures Television na América Latina, uma companhia da Sony Pictures Entertainment é um dos provedores líderes de conteúdo da indústria de televisão. Para mais informações, acesse o site do AXN. 

Sobre a Sony Pictures Television  

A Sony Pictures Television (SPT) é um dos principais provedores de conteúdo da indústria da televisão, produzindo, distribuindo e transportando programação de todos os gêneros em todo o mundo e para todas as plataformas. Além de administrar uma das maiores bibliotecas da indústria de filmes, programas de televisão e formatos premiados, a SPT é o lar de um próspero negócio de conteúdo global, operando um portfólio robusto de produtoras próprias e joint ventures nos EUA, Europa, América Latina e Ásia-Pacífico, bem como canais lineares e digitais em todo o mundo. A SPT é uma empresa da Sony Pictures Entertainment. 

Por: Míriam Freitas 

Colunista Social