Mais um final de semana feliz, saudando a Primavera com palavras da amiga Maria Araújo
“Ocaso em Primavera ”
Encanta-me a chegada da primavera, quando percebemos o milagre da renovação por meio dessa paleta de cores que enfeita a natureza e do perfume inebriante dos jardins a céu aberto.A primavera, simbolicamente, representa renascimento, renovação e o florescimento de novas possibilidades. Quando pensamos na chegada da terceira idade, podemos traçar um paralelo espiritual interessante com essa estação.Assim como na natureza, a terceira idade pode ser uma época de florescimento pessoal, um momento em que, muitas vezes, as responsabilidades cotidianas mais pesadas – como o trabalho formal e a criação dos filhos – já foram cumpridas.
Dessa forma, abre-se espaço para redescobrir paixões adormecidas, explorar novos rumos e interesses, ou até mesmo reencontrar sonhos acalentados que não foram realizados, como aquela viagem tão desejada. A primavera da terceira idade, entre dois amantes, sobrevive através das carícias, essência do amor, tão belo quanto a primavera com seu colorido que encanta e restabelece emoções.
Cultivar com mais leveza o prazer do toque experiente e do longo aprendizado é um privilégio. As experiências de vida período de reflexão e sabedoria acumuladas permitem uma perspectiva rica sobre o mundo e, assim como as árvores que florescem na primavera, os idosos têm muito a oferecer em termos de conhecimento, histórias e conselhos para as novas gerações. Nesse momento, há um equilíbrio na troca entre a sabedoria dos avós e a sede de saber dos netos. Tal como as flores que brotam a cada ano, amadurecer também pode ser visto como um ciclo natural.
Em vez de focar nas perdas, o mais importante é olhar para o que ainda está florescendo: novas amizades, o fortalecimento dos laços familiares, a redescoberta do tempo e a possibilidade de viver com mais alegria e serenidade. Com muito amor, cuidem das flores de seu jardim, pois, quando chegar o “Ocaso…”últimos raios de sol seja primavera, elas reflorescerão em outros corações! “A vida é bela para quem ama a vida.”
Maria Araujo Membro da A.D.A.B.L. (Associação dos Diplomados da Academia Brasileira de Letras)