Na Première Brasil:
“As Vitrines” de Flávia Castro, no dia 06 (Mostra Hors Concours)

Com o ator Roberto Birindelli
Sessões:
SEG (06/10) 19:00 Estação NET Botafogo 1, com a presença de elenco, diretora e equipe técnica.
TER (07/10) 21:15 Cinesystem Belas Artes 5
Sinopse:
Chile, 1973. Logo após o golpe militar de Pinochet, centenas de militantes de esquerda latino-americanos se refugiam na embaixada da Argentina, à espera de um visto para poder sair do país. Para Pedro (12) e Ana (11), filhos de militantes, esse confinamento forçado se torna um parênteses no tempo. Pedro vive a angústia pela ausência da mãe, que corre perigo lá fora, e da qual não tem mais notícias. Ana olha para o mundo através dos cacos de vidro coloridos que recolhe pelo jardim para construir suas “pequenas instalações”. Juntos, experimentam uma rara liberdade ao mesmo tempo em que tentam lidar com as rupturas que o golpe provocou em suas vidas.
Festivais:
Festival do Rio 2025 | Hors Concours
Festival de Biarritz 2025 (França) | Seleção oficial
Ficha Técnica:
Roteiro e direção: Flavia Castro
Elenco: Gael Nórdio, Helena O’Donnell, Leticia Colin, Marina Provenzanno, Gabriel Godoy, Olí Molinaro, Ema Castro Perez, Roberto Birindelli, Marcos de Andrade
Direção de fotografia: Heloisa Passos, ABC e DAFB
Direção de arte: Ana Paula Cardoso
Figurino: Renata Russo
Montagem: Flavia Castro
Colaboração na montagem: Marília Moraes
Preparação de elenco infantil: Julián Calviño
Som direto: Carolina Barranco
Edição de som: Bernardo Uzeda e Tomás Alem
Mixagem: Gustavo Loureiro
Assistente de direção: Clara Linhart
Direção de produção: Rita Leers de Vilhena
Produção executiva: Marcello Maia
Produção: Marcello Maia, Flavia Castro
Coprodutor: Vicente Amorim
Produtores associados: Yael Fogiel, Ilda Santiago, José Alvarenga
Empresas produtoras: República Pureza Filmes, Flauk Filmes
Coprodução: Globo Filmes, Canal Brasil e Riofilme
Empresa produtora associada: Les Films du Poisson
Distribuição brasileira: Filmes do Estação, Arthouse
Ficção, Drama, Cor, DCP, 110 min.
Brasil, França. 2025
Filmes do Estação – Bio
Filmes do Estação, a distribuidora do Grupo Estação, fundada em 1990, é responsável por inúmeros lançamentos de filmes independentes, brasileiros e internacionais, de sucesso de público e crítica. Neste período lançou mais de 300 títulos e relançou diversas coleções de clássicos. Em 2024, três dos seus lançamentos fizeram parte das listas de melhores do ano: o documentário francês “Orlando, Minha Biografia Política”, de Paul B. Preciado, “O Diabo na Rua no Meio do Redemunho”, de Bia Lessa e “Malu”, de Pedro Freire – praticamente unanimidade entre o público e a crítica, Melhor Filme, Melhor Roteiro Original, Melhor Atriz, Melhor Atriz Coadjuvante (Carol Duarte e Juliana Carneiro da Cunha) no Festival do Rio e conquistou três prêmios no Grande Otelo 2025, oferecido pela Academia Brasileira de Cinema: Melhor Primeira Direção, Melhor Roteiro Original e Melhor Atriz Coadjuvante para Juliana Carneiro da Cunha.
No primeiro semestre de 2025, lançou quinze filmes internacionais, com destaque para o indiano “Sempre Garotas”, da diretora Suchi Talati, vencedor do Prêmio do Público de Melhor Filme e do Prêmio Especial do Júri de Melhor Atriz no Festival Sundance de 2024, e para o mais recente filme do renomado diretor Costa-Gavras, “Uma Bela Vida”, – uma delicada e iluminadora reflexão sobre o fim da vida, que já ultrapassou 35.000 espectadores. Entre os clássicos, começou com “Em Busca do Ouro”, de Charlie Chaplin, e agora retoma seu projeto de coleções com a recém-lançada mostra Truffaut Por Completo, e o lançamento da coleção Agnès Varda ainda em 2025. Para 2026, a Filmes do Estação prepara o lançamento de grandes títulos, como o “As Vitrines”, novo longa da diretora e roteirista Flavia Castro, “A Cronologia da Água”, primeira direção de Kristen Stewart, que estreou na Mostra Un Certain Regard do Festival de Cannes e o longa documental Palestino “Put Your Soul in Your Hand and Walk”, que estreou na Mostra ACID Cannes. A distribuidora possui diversas parcerias com projetos ainda em fase de desenvolvimento, de forma a pensar estratégias de lançamento dos filmes desde o seu início.
@filmesdoestacao
Por : Míriam Freitas
@mifreitas.oficial