PUBLICIDADE

arte & cultura

Mostra gratuita reúne obras de 18 artistas durante o mês de setembro

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) e o Instituto Tomie Ohtake apresentam exposição gratuita: “MAM São Paulo encontra Instituto Tomie Ohtake: Aqui-lá” entre os dias 3 de setembro e 2 de novembro no Instituto Tomie Ohtake ( Rua Coropé, 88 – Pinheiros, São Paulo
Inspirado no pensamento do escritor e poeta francês Édouard Glissant, o trabalho foi desenvolvido com a ideia de que identidades e culturas não estão presas em único espaço, podendo se espalhar de forma simultânea em diversos locais. Interligando assim, o “aqui” e “lá”.
A curadoria da exposição foi feita por equipes do MAM e do Instituto Tomie Ohtake e reúne obras de 18 artistas. Além de marcar o início de uma parceria entre os dois institutos, também é uma forma de manter de forma gratuita o acesso à arte, já que o MAM está fechado temporariamente, enquanto passa por reformas.

 

MAM SÃO PAULO ENCONTRA

O “MAM SÃO PAULO encontra” surgiu da ideia de criar parcerias entre o Museu de Arte Moderna e outras instituições culturais enquanto a sede do MAM está temporariamente fechada para reforma da marquise do Parque Ibirapuera. Através dessa união, as produções como exposições, atividades do Educativo e Cursos chegam em diferentes regiões da cidade, aumentando o acesso do público ao consumo de arte e também o intercâmbio de informações e acervos entre os espaços.

 

SERVIÇO

Local: Instituto Tomie Ohtake ( Rua Coropé, 88 Pinheiros, São Paulo)

Quando: De 3 de setembro a 2 de novembro de 2025, das 11h às 19h

Visitação gratuita

 

Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo – composto de 13 unidades – e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora – Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.