PUBLICIDADE

Miriam Freitas

Miriam Freitas: ATOR ROBERTO BIRINDELLI, depois de Império como o fiel Josué, retorna na nova novela da Globo como General Solano López

O ator Roberto Birindelli devia ter estreado no ano passado na novela Nos Tempos do Imperador, que substituiria Éramos Seis na faixa das 18h. No entanto, a pandemia de covid-19 atrasou o lançamento da produção para 2021. As filmagens também foram impactadas.

É sempre um transtorno. Qualquer trabalho artístico diz respeito a uma visão de mundo, e quando o mundo sofre tamanha mudança como uma pandemia dessa magnitude, o olhar sobre seu tempo muda. Então a obra precisa ser repensada. Retomamos as gravações com os protocolos de segurança. Muitas cenas tiveram que ser adaptadas, outras reescritas, enfim, adequações”

Na trama, Birindelli é o General Solano López, que aparece no capítulo de abertura e depois só volta para a reta final da novela, quando será abordada a Guerra do Paraguai. De Alessandro Marson e Thereza Falcão, Nos tempos do Imperador é uma espécie de continuação de Novo mundo e retrata a trajetória de Pedro II (Selton Mello) à frente da Corte brasileira.

Ao lado do ator Alexandre Nero, mais uma vez juntos na nova trama 

 O ator, que nasceu em Montevidéu, no Uruguai, conta que se preparou para o personagem com leituras e também fazendo montaria. “Tenho lido muito da história e suas versões, tendo em vista, que cada país tem sua própria narrativa. Sigo o que estudei na escola, no Uruguai, e também os pontos de vista brasileiro e paraguaio, obviamente conflitantes”, explica. E completa: “Em relação à preparação, fiz treino de montaria. Já gravei as cenas a cavalo, mas certamente haverá mais ao longo da novela. Mais adiante haverá batalhas.

Tive treino de armas. Pratiquei esgrima há vários anos, isso não vai ser complicado”.

Durante a pandemia, o Birindelli viu novelas antigas as quais participou estrearem em Portugal. São elas, Império (2014) e Viver a vida (2010).São dois personagens em momentos diferentes da minha carreira. Quando Aguinaldo (Silva, autor de Império) mandou email perguntando se eu toparia fazer o Josué, quase nem acreditei. Já tinha trabalhado com Papinha (Rogério Gomes, diretor) em A teia, com uma equipe maravilhosa que trabalha junto há muito tempo. Me lembra a Casa de Cinema de Porto Alegre, onde todos se conhecem muito, quase um “familião” filmando. Foi uma experiência incrível. Em Viver a vida fiz uma participação nos últimos capítulos. Um argentino que entraria na trama do Maradona (Mário Paz) e faria par com Nanda Costa. Faz mais de dez anos disso. Somos amigos até hoje. Coincidência, passei umas semanas em Búzios, juntamente com Mário Maradona”, afirma.

Para 2021, Birindelli ainda aguarda mais estreias. Estão previstos os lançamentos dos longas Águas selvagens, de Roly Santos; Human person ‘s, de Frank Spano; La teoría de los vidrios rotos, de Diego Fernández; A garota da moto, de Luís Pinheiro; e Loop, de Bruno Bini. Além disso, ele estará em DOM, próxima série nacional da Amazon Prime Video do brasiliense Breno Silveira.

Desejamos muito sucesso!!!

Por: Míriam Freitas 

Colunista Social 

Rio de Janeiro

PUBLICIDADE